O navio Morning Midas, que afundou no Oceano Pacífico após pegar fogo, gerou um prejuízo de 559 milhões de dólares (cerca de R$ 3 bilhões), conforme informou o Anderson Economic Group, nesta quarta-feira (2). A embarcação levava mais de 3 mil carros da China ao porto de Lázaro Cárdenas, no México.
Segundo os analistas, 120 milhões de dólares (R$ 656 milhões) referem-se à carga destruída - as marcas GWM e Chery, vale lembrar, foram duas das mais afetadas. O restante do prejuízo está ligado às despesas com limpeza, danos ambientais, perda de lucros, entre outros fatores.
Responsável pela operação do navio Morning Midas, a empresa britânica Zodiac Maritime comunicou que 3.159 automóveis estavam na embarcação. No total, 70 carros eram elétricos, enquanto aproximadamente 800 tinham motorização híbrida. Nenhum deles foi recuperado.
As chamas, inclusive, saíram de um convés que transportava apenas carros eletrificados. De acordo com a Zodiac Maritime, os danos causados pelo incêndio foram agravados devido às más condições climáticas.
Desta forma, mesmo com o envio de três embarcações especializadas para prestar assistência, os agentes não conseguiram conter as chamas. Felizmente, os 22 tripulantes que estavam no navio foram resgatados com vida.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!