A Alfa Romeo é uma marca italiana que sempre produziu carros marcados por design marcante e esportividade, além de uma forte identidade emocional, unindo tradição e inovação em modelos que se tornaram ícones da indústria automotiva. A fabricante deixou o Brasil em 2005, entretanto, ainda é possível ver alguns de seus modelos mais recentes, que vieram por meio de importação independente.
Apesar de não vender diretamente seus carros no Brasil, recentemente a Alfa Romeo, uma das subsidiárias da Stellantis, registrou seu novo SUV compacto, o Junior, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O modelo foi lançado na Europa em 2024, e tem como concorrentes o Volvo EX30, Citroën DS2 e o Audi Q2.
Atualmente, o portfólio da marca conta com 6 carros, sendo duas versões do sedan Giulia (Quadrifoglio e Veloce) e três SUVs, o Stelvio Quadrifoglio, o Tonale (híbrido e a combustão) e o Junior, sendo uma 100% elétrica e outra híbrida. No Brasil, há algumas unidades do Giulia e do Stelvio, além de um Alfa Romeo 4C 2015, que já foi visto rodando em Belo Horizonte.
Recentemente, o SUV passou por um problema de identidade, visto que o modelo teria sido nomeado de Milano, mas houve divergências com o governo italiano. De acordo com as leis da Itália, não há impedimentos para que um carro receba o nome de uma cidade do país, desde que seja fabricado em território nacional, entretanto, como o veículo é fabricado na Polônia, o nome foi barrado.
Apesar de ter sido registrado no INPI, isso não é uma garantia de que o SUV virá ao Brasil. Há possibilidade apenas de que a marca queira garantir os direitos do projeto, visto que o modelo utiliza a mesma plataforma do Peugeot 2008 e do próximo lançamento da Jeep, o Avenger.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion