A Citroën apresentou suas novidades da linha 2026 recentemente, mas isso não faz o departamento de engenharia da Stellantis descansar. O site Autos Segredos flagrou novas unidades do Basalt e Aircross sendo testados em Betim (MG), e de acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, estavam testando novos motores, que chegarão aos modelos no segundo semestre de 2026, já como linha 2027.
Segundo o site, a engenharia da Stellantis está preparando a unidade híbrida leve para equipar o SUV Cupê Basalt, que manterá o mesmo conjunto já visto nos Fiat Pulse e Fastback e recentemente aplicados nos Peugeot 2008 e 208.
A tendência é que somente a versão topo de linha do Basalt passe a oferecer essa motorização, que é composta do motor 1.0 turbo de 130/125 cv de potência (Etanol/Gasolina) e torque de 20,4 kgfm e transmissão automática do tipo CVT de sete velocidades simuladas. As novidades do sistema híbrido são uma bateria de 12V extra posicionada sob o banco do motorista e a substituição do alternador e motor de partida por um motor elétrico.
A Stellantis estima que seus modelos equipados com esse motor apresentem 10% de economia de combustível em relação aos seus equivalentes sem o conjunto híbrido. Vale ressaltar que na linha 2026, o Basalt traz o motor T200 tradicional nas versões Feel, Shine e Dark Edition.
Aircross com novo motor aspirado
Segundo o site, uma unidade do SUV Aircross está sendo preparada pela Stellantis para receber o motor 1.3 Firefly no segundo semestre. A apresentação dos novos motores acontecerá simultaneamente, já como linha 2027. Tanto C3, quando Aircross e também o Basalt, passariam a ser equipados com o conjunto 1.3.
A tendência é que o motor 1.3 seja oferecido nas configurações manual (vista já em testes) e também automática com transmissão CVT. Resta saber, porém, se esse motor irá conviver junto do motor 1.0 de três cilindros, que atualmente equipa C3 e Basalt.
O conjunto 1.3 entrega 107/98 cv de potência no etanol/gasolina e torque de 13,6/13,1 kgfm de torque. Atualmente, o conjunto 1.0 aspirado dos carros da Citroën entrega 75/71 cv no etanol/gasolina e torque de 10,5 e 9,8 kgfm nos respectivos combustíveis.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!