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IMPEDIDA

Alfa Romeo muda nome de carro após pressão do governo italiano

Lei italiana impede que um produto produzido fora do país tenha nome em italiano

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Alfa Romeo Junior Elettrica
Alfa Romeo Junior Elettrica Foto: Divulgação/Alfa Romeo

A montadora italiana Alfa Romeo, do grupo Stellantis, anunciou a mudança de nome do modelo Milano para "Junior", após pressão do governo da premiê Giorgia Meloni, do partido de extrema direita Fratelli d'Italia. O carro é um compacto esportivo, que apesar de se chamar Milano seria produzido na Polônia.

Esse fato incomodou o ministro das empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso, que afirmou para a Reuters: “Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polônia. Isso é proibido pela lei italiana”, referindo-se a uma lei da Itália de 2003, que compreende a “sonoridade italiana”.

Mas para além da questão da sonoridade da língua italiana, que por si só já tornaria o nome ilegal, existe uma disputa política entre a Alfa Romeo e o governo italiano, que busca aumentar a produção em território nacional e para isso vem buscando investimentos de empresas chinesas, produzindo carros elétricos. E o tal "Milano" era exatamente isso, um carro elétrico – ou híbrido.

Evitando o conflito, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, afirmou em coletiva de imprensa que acredita que "o nome Milano respeite todos os requisitos legais", para em seguida afirmar que "em consideração ao fato de que há temas de atualidade mais relevantes que o nome de um carro novo, a Alfa Romeo decidiu mudar de Milano para Junior, na ótica de promover um clima de serenidade e distensão".

O ministro Urso tratou a notícia da mudança de nome como algo positivo e aponta a decisão da marca como um sinal de cooperação entre a empresa e o governo italiano.

Como será o Junior

O novo Alfa Romeo terá duas versões, sendo uma híbrida e outra elétrica. A híbrida tem sistema de 48 Volts, motor elétrico de 28cv montado na transmissão, motor principal 1.2 turbo – de 136cv – movido a gasolina, câmbio manual de seis marchas e opção de tração integral ou dianteira.

Alfa Romeo Junior Ibrida, versão híbrida do modelo da marca italiana
Alfa Romeo Junior Ibrida, versão híbrida do modelo da marca italiana Foto: Divulgação/Alfa Romeo

A versão totalmente elétrica, com nome de Elletrica, terá duas opções. A mais simples tem uma bateria de 54kWh, o que garante um alcance de até 410 quilômetros pelo ciclo WLTP, além de um motor elétrico de 156cv. Ja a opção intitulada Elletrica Veloce, que é um pouco superior, tem seu motor com potência de 240cv, suspensão 25mm mais baixa que as demais versões e freios mais potentes, com discos de 380mm e pinças monobloco de quatro pistões.

Alfa Romeo Elettrica vermelho de lateral em movimento no asfalto
Alfa Romeo Elettrica tem bateria de 54kWh, que garante alcance de até 410 quilômetros pelo ciclo WLTP, além de um motor elétrico de 156cv Foto: Divulgação/Alfa Romeo

O novo nome

Ainda na mencionada coletiva de imprensa, o CEO da Alfa Romeo explicou sobre a escolha do nome: "A escolha do novo nome Junior é completamente natural por estar entre os nossos favoritos e do público desde o início". 

A lógica da escolha do nome faz sentido para os que conhecem a marca. Quando Jean-Phillipe diz sobre "os favoritos" ele se refere ao Alfa Romeo GT 1300 Junior, carro lançado em setembro de 1966 e que, de fato, é um dos favoritos do público. A intenção por trás do nome Milano era de referenciar as origens da marca italiana, e a escolha pelo novo nome também cumpre esse papel.

Alfa Romeo GT 1300 Junior de 1966 vermelho estático no estúdio
O modelo Alfa Romeo GT 1300 Junior, lançado em setembro de 1966, é um dos favoritos dos amantes da marca Foto: Divulgação/Internet

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