A Mitsubishi anunciou a chegada do inédito Eclipse Cross EV, SUV de segunda geração que marca uma ruptura completa em relação ao modelo anterior. Desenvolvido a partir da base elétrica do Renault Scénic E-Tech, o novo utilitário combina fundamentos da nova aliança entre Renault, Mitsubishi e Nissan com elementos visuais próprios da marca japonesa.
O Eclipse Cross EV amplia a linha de modelos da Mitsubishi na Europa compartilhados com a Renault, ao lado de exemplos recentes como o Colt (derivado do Clio) e o ASX (baseado no Captur). Posicionado no segmento de SUVs compactos, abaixo do Outlander PHEV, ele se torna o segundo veículo 100% elétrico da Mitsubishi no continente.
Na dianteira, o modelo recebeu faróis de LED bipartidos, grade coberta inspirada no SUV Outlander e entradas de ar redesenhadas. A traseira conta com lanternas em LED atualizadas e mais acabamento em preto brilhante, reforçando a identidade da Mitsubishi.
O perfil mantém semelhança com o Scénic, mas ganha colunas D cromadas e rodas aro 19 ou 20, deixando de lado as proporções SUV coupé do primeiro Eclipse Cross. Se tratando das dimensões, o Eclipse mede 4,47m de comprimento e 2,78m de entre-eixos, o que garante espaço interno maior que o do anterior.
Por dentro, a cabine traz painel de instrumentos digital de 12,3” e central multimídia de 12” em formato vertical, com interface do Google. A Mitsubishi adicionou novos acabamentos e opções de estofamento para se diferenciar, além de alguns recursos como teto de vidro eletrocrômico, iluminação ambiente em LED e sistema de som premium da Harman Kardon.
Se tratando de motorização, o Eclipse Cross EV utiliza um motor elétrico dianteiro de 215 cv, alimentado por bateria de 87 kWh com autonomia estimada em 600 km no ciclo WLTP. O sistema inclui gerenciamento térmico refrigerado a água e suporte a carregamento rápido de até 150 kW.
A produção será feita pela Renault, na França, e a venda será exclusiva para o mercado europeu. Para a América do Norte, a Mitsubishi confirmou o lançamento de outro SUV elétrico em 2026, menor que o Eclipse Cross EV e desenvolvido a partir da nova geração do Nissan Leaf. Não há informações de uma vinda do Eclipse elétrico para o Brasil.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion