As picapes sempre foram a escolha de quem precisa de espaço para carga sem abrir mão de um banco traseiro funcional. No Brasil, a Duster Oroch cumpre esse papel desde 2015, oferecendo cabine dupla e uma caçamba espaçosa, capaz de concorrer no segmento de compactas. Já a nova Duster Pick-Up, criada na Romênia pela Dacia em parceria com a empresa de conversões Romturingia, segue outro caminho.
Diferente da Oroch, que nasceu com projeto exclusivo para comportar uma caçamba de bom porte, o novo modelo europeu mantém praticamente as mesmas proporções do Duster SUV de nova geração. O teto foi cortado após a coluna D, e a área de carga resultante é bem menor, sendo assim algo mais próximo de um porta-malas aberto, do que de uma caçamba tradicional.
O espaço foi revestido com plástico no piso e nas laterais e conta com uma tampa traseira personalizada, mas não chega a oferecer a mesma versatilidade que os consumidores brasileiros conhecem na Oroch.
As dimensões também reforçam as diferenças entre as picapes, entretanto, não há informações sobre o entre-eixos e a capacidade de caçamba da Duster Pick-Up, veja:
Dimensões |
Oroch |
Duster Pick-Up |
Comprimento |
4,71m |
4,34m |
Largura |
1,83m |
1,81m |
Altura |
1,63m |
1,65m |
Classificada na Europa como veículo comercial leve, a Duster Pick-Up pode ser adquirida em três versões (Expression, Extreme e Journey) com os mesmos equipamentos do SUV. A motorização também mostra uma distância em relação à Oroch, já que são oferecidas opções eletrificadas, uma com um conjunto híbrido leve de 130 cv e tração integral, e outra com um motor híbrido convencional de 140 cv com tração dianteira.
Enquanto a Oroch nasceu para atender às demandas de quem precisa de uma picape compacta de trabalho e lazer, a nova Duster Pick-Up europeia surge como uma proposta mais urbana e de nicho, priorizando estilo e praticidade em vez da robustez da caçamba.
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