A Stellantis confirmou que não vai mais perseguir a meta de eletrificação total na Europa até 2030, prevista em seu plano estratégico “Dare Forward 2030”. O grupo — dono de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën — também reconheceu que não conseguirá atender às metas de emissões estabelecidas pela União Europeia.
Originalmente, o plano previa que 100% das vendas no continente fossem de veículos elétricos já na próxima década, além de alcançar 50% de participação de elétricos na América do Norte. Agora, segundo Jean-Philippe Imparato, executivo responsável pela operação europeia, a empresa enfrenta dificuldades para dobrar as vendas de carros a bateria a tempo de evitar as pesadas multas ambientais impostas pelo bloco.
O recuo reflete a realidade do mercado automotivo, em que a eletrificação ainda encontra barreiras importantes, como alto custo das baterias, falta de infraestrutura de recarga e baixa adesão dos consumidores em alguns segmentos. A Stellantis, assim como outras montadoras globais, vem ajustando suas estratégias, apostando em uma transição mais gradual que combina modelos elétricos e híbridos com motores a combustão.
Apesar da mudança, a empresa afirma que continuará investindo em tecnologias de eletrificação e novos produtos elétricos, mas de forma mais flexível diante das condições de mercado e da viabilidade financeira.
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