Após muita promessa, a Mitsubishi apresentou o novo Outlander PHEV, que retorna ao Brasil em sua quarta geração, podendo rodar sem gastar gasolina. O único híbrido oferecido pela marca japonesa chega importado e sempre com sete lugares. São duas opções de acabamento: HPE-S (R$ 374.990) e Signature (R$ 389.990).
O modelo mede 4,71 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, e irá competir com Jeep Commander, Caoa Chery Tiggo 8 PHEV, que são bem mais em conta.
O porta-malas tem capacidade para 284 litros com sete lugares, 637 litros com cinco lugares ou 1.448 litros com os bancos rebatidos. A capacidade de carga útil do modelo é de 605 kg.
Tração 4x4 e três motores
Debaixo do capô está o motor 2.4 a gasolina capaz de entregar potência de 137 cv e 20,9 kgfm de torque. Essa potência é complementada por dois motores elétricos, um dianteiro de 116 cv de potência e 26 kgfm de torque, e traseiro de 136 cv e 19,9 kgfm. A potência combinada é de 252 cv, e o torque é de 45,9 kgfm.
Segundo o Inmetro, esse sistema consegue percorrer 58 km de forma totalmente elétrica, e de forma combinada, a autonomia total é de 680 km.
Também são três os modos de funcionamento do sistema híbrido, que pode mover o carro de forma 100% elétrica, em série (onde o motor a combustão funciona como gerador) ou em paralelo, onde os três motores trabalham juntos para entregar o máximo de performance.
A bateria de alta tensão tem 20 kWh de capacidade e é recarregada totalmente em 6 horas e 30 minutos em uma tomada doméstica, ou em apenas 40 minutos em carregadores rápidos. A Mitsubishi venderá o carregador wallbox como acessório nas concessionárias.
Assim como o Pajero Sport e Eclipse Cross, o Outlander chega trazendo tração nas quatro rodas, graças ao sistema Super All Wheel Control. Os modos de condução específicos para asfalto (tarmac), cascalho (gravel), chuva ou pavimento úmido (snow) e lama ou areia fofa (mud), garantem tração e melhor distribuição de força mesmo em situações adversas.
Segurança é ponto forte
São 11 airbags (2 dianteiros, 2 de cortina, um central-dianteiro, de joelho para motorista e passageiro e 4 laterais), e piloto automático adaptativo, farol alto automático, assistente de frenagem de emergência, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, câmera 360º, alerta de colisão frontal, assistente de partida e descida em rampa, e sensores de chuva, crepuscular e estacionamento.
Visual moderno
O Outlander chega trazendo uma evolução de design da Mitsubishi, mas mantém o conceito Dynamic Shield. Todo o conjunto óptico é em LED e o destaque é para os cromados na dianteira.
Na lateral, o emblema Plug-in Hybrid EV denuncia a motorização e as rodas de 20 polegadas com acabamento diamantado reforçam um posicionamento premium. A versão Signature traz teto na cor preta.
A traseira conta com lanternas horizontais e com desenho bem fino. A tampa do porta-malas traz um desenho que lembra um sorriso e o emblema PHEV com o indicativo da versão abaixo.
O interior aposta em revestimento em couro preto na versão HPE-S, com opcional da cor cinza claro, enquanto a Signature traz detalhes na cor laranja.
O painel de instrumentos é digital de 12,3”, enquanto a central multimídia conta com 9 polegadas e é sensível ao toque e tem entrada para HDMI, bem como conexão com Android Auto e Apple Car Play.
O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters na versão HPE-S ou seis alto falantes, dois tweeters e subwoofer Bose na versão mais cara. Essa opção adiciona também head-up display, e cortina nas janelas traseiras.
Independente da versão, o Outlander é equipado com duas tomadas 12 volts, 3 portas USB-C e uma USB tradicional e até mesmo duas tomadas 120V para carregar aparelhos eletrônicos maiores, já seguindo o padrão brasileiro de três pinos.
Garantia
De acordo com a Mitsubishi, o novo Outlander PHEV chega com cinco anos de garantia de fábrica, mas a bateria de alta tensão do sistema híbrido possui oito anos de cobertura pela fabricante.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!