A Fiat iniciou as comemorações dos seus 50 anos no Brasil anunciando cinco novos modelos para os próximos cinco anos no mercado brasileiro. Prestes a completar 50 anos de presença no Brasil, a marca terá um lançamento inédito por ano até a virada da década.
Após confirmar a jornalistas na Itália a confirmação de um modelo inédito - provavelmente o sucessor do Argo -, a marca confirmou o compromisso de lançar outros modelos para revitalizar sua gama de produtos no Brasil.
O ciclo de lançamentos faz parte do investimento de 32 bilhões de reais da Stellantis que será realizado até 2030 e prevê o lançamento de 40 novos produtos (alguns já lançados) em todas as marcas do conglomerado até a próxima década.
“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat do Brasil. Nosso legado é incontestável e a liderança de mercado reflete o posicionamento como uma marca inovadora, pioneira e que melhor entende os desejos do consumidor local. Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias. Com nosso lineup campeão em vendas e a divulgação de hoje de novos modelos, olhamos para o futuro em nosso mercado para seguir como a marca mais querida entre os brasileiros e com alto volume de produtos com tecnologia embarcada acessível a todos”, celebra Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.
O que esperar dos novos lançamentos da Fiat no Brasil?
O primeiro modelo lançado deverá ser uma versão brasileira do Fiat Grande Panda. Conhecido como projeto F1H internamente, o modelo é tratado como sucessor do Argo e deverá contar com plataforma de Citroën C3 e Peugeot 208, mas será produzido em Betim (MG).
Na sequência deverão ser lançados demais modelos baseados nos conceitos apresentados pela Fiat na Europa, todos seguindo a linguagem visual do conceito que deu origem ao novo Grande Panda.
Nas projeções apresentadas pela Fiat era possível ver um modelo com linha de teto similar à do Fastback, que deverá antecipar a segunda geração do SUV cupê. Além disso, há uma picape, que poderá ser a sucessora da Strada e também um SUV maior.
A tendência é que todos os modelos sejam equipados com motor 1.0 híbrido-leve, que já está presente nos Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208 e 2008. Além disso, algumas versões devem trazer o conjunto 1.3 híbrido, que até o momento ainda não teve nenhuma aplicação, mas já foi apresentado ao público.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!