x
UAI
Vale a pena esperar?

Fiat confirma 5 modelos inéditos até 2030; veja como podem ser

No comemoração dos 50 anos da marca no Brasil, empresa dá dicas do seu futuro

Publicidade
Conceito Panda Fastback deve adiantar linhas da segunda geração do Fastback
Conceito Panda Fastback deve adiantar linhas da segunda geração do Fastback Foto: Fiat - Divulgação

A Fiat iniciou as comemorações dos seus 50 anos no Brasil anunciando cinco novos modelos para os próximos cinco anos no mercado brasileiro. Prestes a completar 50 anos de presença no Brasil, a marca terá um lançamento inédito por ano até a virada da década.

Após confirmar a jornalistas na Itália a confirmação de um modelo inédito - provavelmente o sucessor do Argo -, a marca confirmou o compromisso de lançar outros modelos para revitalizar sua gama de produtos no Brasil.

O ciclo de lançamentos faz parte do investimento de 32 bilhões de reais da Stellantis que será realizado até 2030 e prevê o lançamento de 40 novos produtos (alguns já lançados) em todas as marcas do conglomerado até a próxima década.

Fiat Grande Panda 4×4 Manifesto
Fiat Grande Panda 4×4 Manifesto Foto: Divulgação

“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat do Brasil. Nosso legado é incontestável e a liderança de mercado reflete o posicionamento como uma marca inovadora, pioneira e que melhor entende os desejos do consumidor local. Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias. Com nosso lineup campeão em vendas e a divulgação de hoje de novos modelos, olhamos para o futuro em nosso mercado para seguir como a marca mais querida entre os brasileiros e com alto volume de produtos com tecnologia embarcada acessível a todos”, celebra Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.

Projeção da nova identidade visual da Fiat inspirado no Grande Panda
Projeção da nova identidade visual da Fiat inspirado no Grande Panda Foto: Dviulgação/Fiat

O que esperar dos novos lançamentos da Fiat no Brasil?

O primeiro modelo lançado deverá ser uma versão brasileira do Fiat Grande Panda. Conhecido como projeto F1H internamente, o modelo é tratado como sucessor do Argo e deverá contar com plataforma de Citroën C3 e Peugeot 208, mas será produzido em Betim (MG).

Na sequência deverão ser lançados demais modelos baseados nos conceitos apresentados pela Fiat na Europa, todos seguindo a linguagem visual do conceito que deu origem ao novo Grande Panda.

Nas projeções apresentadas pela Fiat era possível ver um modelo com linha de teto similar à do Fastback, que deverá antecipar a segunda geração do SUV cupê. Além disso, há uma picape, que poderá ser a sucessora da Strada e também um SUV maior.

A tendência é que todos os modelos sejam equipados com motor 1.0 híbrido-leve, que já está presente nos Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208 e 2008. Além disso, algumas versões devem trazer o conjunto 1.3 híbrido, que até o momento ainda não teve nenhuma aplicação, mas já foi apresentado ao público.