x
UAI
SEGMENTO EM ALTA

Venda de carros 1.0 cresce 13% com incentivos do governo

Número mostra impacto do programa IPI Verde no mercado

Publicidade
Fiat Mobi Like 2026 branco
Fiat Mobi Like 2026 branco Foto: Divulgação/Stellantis

A venda de veículos com motor 1.0 cresceu 13% em julho, sendo impulsionada pelo programa "Carro Sustentável", lançado pelo governo federal justamente no mês passado. Na comparação com o mesmo período de 2024, o avanço foi de 11,4%. Os dados foram compartilhados pela Fenabrave neste final de semana. 

Com a iniciativa da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alguns carros de entrada das marcas Fiat, Renault, Hyundai, Chevrolet e Volkswagen tiveram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) zerado. Além disso, as empresas aproveitaram para realizar descontos mais agressivos. 

Até o momento, a Fenabrave não divulgou os dados detalhados dos emplacamentos de julho. Porém, O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse que as vendas do Fiat Mobi dobraram. 

Alckmin visitou algumas concessionárias de Brasília no último sábado (2) e comemorou o resultado inicial dos incentivos. "O programa é um sucesso [...], e as montadoras ajudaram com um bom desconto", declarou o vice-presidente.

Renault Kwid
Renault Kwid é um dos modelos mais baratos Foto: Divulgação: Renault

No programa "Carro Sustentável", apenas veículos produzidos no Brasil são beneficiados. A ideia é aplicar a isenção total do IPI para modelos que atenderem uma série de requisitos ligados a sustentabilidade - veja todos abaixo.

  • Emitir menos de 83g de CO2 por quilômetro;
  • Conter mais de 80% de materiais recicláveis;
  • Ser fabricado no Brasil (etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem)
  • Se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.

Alguns dos modelos contemplados são: Renault Kwid e Fiat Mobi; Chevrolet Onix e Onix Plus; Citroën Basalt e C3; Fiat Argo; Hyundai HB20 e HB20S; Volkswagen Polo e Tera. As versões eletrificadas não são beneficiadas pelo programa.

O governo também lançou o IPI Verde, medida que estabelece uma nova base de cálculo do imposto. Além de reduzir os valores dos automóveis, as iniciativas visam aquecer a indústria automotiva e incentivar a produção de veículos ambientalmente eficientes.