x
UAI
VEJA QUAIS

Hyundai cita 3 itens que vão sumir dos carros: "Ninguém quer mais"

Diretor diz que avanços tecnológicos estão "matando" alguns equipamentos

Publicidade
Hyundai Elexiio branco visto de frente
Hyundai Elexiio branco visto de frente Foto: Reprodução/MIIT

Em meio à transição elétrica e ao aumento da tecnologia, alguns itens estão cada vez mais raros nos carros novos. Para o diretor administrativo do centro técnico da Hyundai na Europa, Tyrone Johnson, há três equipamentos que serão abandonados pelas montadoras num futuro muito o próximo, sendo eles: câmbio manual, freio de mão e painel analógico.

 

 

 

"Ninguém mais quer câmbio manual e freio de mão, ou instrumentos analógicos – nossos carros a combustão e veículos elétricos têm interfaces muito semelhantes", disse o diretor da Hyundai, em entrevista concedida à revista britânica Car, nesta segunda-feira (7). 

Fiat 500 Sport Air 1.4 16V modelo 2012 branco interior câmbio manual e painel estático no calçamento
Câmbio manual de carro da Fiat Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

A linha de raciocínio de Tyrone Johnson faz sentido. No Brasil, por exemplo, havia 61 modelos 0 km equipados com câmbio manual em 2024. Para este ano, o número já foi reduzido para 57. Para o chefe da Hyundai, os interessados neste tipo de transmissão manual devem "abraçar" os veículos usados.

Já na parte tecnológica, Johnson crê que a evolução está apenas começando. "Dá para fazer coisas realmente inteligentes. Na suspensão, muita coisa está acontecendo, tanto em termos de software quanto de mecânica. Vai ser bem interessante", declarou. 

Esportivos estão morrendo?

Hyundai Kona Hybrid 1.6 GDI
Hyundai Kona Hybrid 1.6 GDI Foto: Divulgação/Hyundai

Ex-funcionário da Ford e da Jaguar, Johnson também não "compra" a narrativa de que os "esportivos estão morrendo" com a eletrificação. "Se você quer ser rápido, nada supera um elétrico. Não entendo essa nostalgia", disparou.

"Eu entendo que algumas pessoas queiram ouvir sons, vibrações e coisas assim. Essas entradas sensoriais ajudam o cérebro humano a entender o que está acontecendo num carro. Daí os sons artificiais canalizados para os veículos elétricos", continuou.