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Finalmente

VW Tera é lançado como um dos SUVs mais barato para brigar com Pulse e Kardian

Maior lançamento da Volkswagen nos últimos anos acaba de estreiar no Brasil para ficar entre Polo e Nivus

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Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen oficializou neste domingo (25) o lançamento do Tera, seu novo SUV compacto de entrada, que chega para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, além de se posicionar contra os futuros Jeep Avenger e o SUV do Onix, da Chevrolet. O Tera estreia com cinco versões, com preços que partem de R$ 99.990 e vão até R$ 142.290. O SUV, fabricado em Taubaté (SP), chega às concessionárias no dia 5 de junho com a missão de ser um novo ícone da marca, como Fusca e Gol.

O Tera é o quinto lançamento da ofensiva de 17 novos produtos da Volkswagen até 2028, e com o preço promocional, por enquanto, se torna o SUV mais barato à venda do Brasil — segmento esse, onde 1 a cada 4 carros vendidos é um SUV compacto. Sem o preço promocional, a versão MPI irá custar R$ 103.990, o que irá fazer o Tera ser o segundo carro do segmento de SUVs mais barato do Brasil, atrás, somente, do Citröen Basalt - R$ 100.490. 

Versões e preços

O Tera chega em cinco versões, todas com pacotes de segurança avançados, piloto automático, faróis full LED, além de ser o primeiro carro manual com frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres. Além disso, o Tera vem de série com seis airbags, retrovisores elétricos, detector de fadiga, vidros e travas elétricas e direção elétrica multifuncional. 

Volkswagen Tera MSI Manual
Volkswagen Tera MSI Manual Foto: Luiz Forelli/VRUM

Volkswagen Tera MSI Manual
Volkswagen Tera MSI Manual Foto: Luiz Forelli/VRUM

Volkswagen Tera MSI Manual
Volkswagen Tera MSI Manual Foto: Luiz Forelli/VRUM

  • MPI MT (R$ 99.990 – promocional; R$ 103.990 após o lote inicial): Versão de entrada, voltada para frotistas. Tem calotas escurecidas para um visual diferenciado, mas é mais simples, sem tecido nas portas ou no painel. Traz motor 1.0 aspirado MPI e câmbio manual de cinco marchas. São seis airbags, painel de instrumento digital de 8 polegadas, frenagem autônoma de emergência, piloto automático convencional, limitador de velocidade, sensor de ré e multimídia de 8 polegadas Volks Play. 
  • TSI MT (R$ 109.990): Versão de entrada com motor turbo, que oferece, além dos já citados na MPI, rodas de 16 polegadas, aplique no painel em tecido, volante multifuncional com acabamento premium. Essa configuração, aliás, já pode incluir o Otto como opcional, a nova inteligência artificial da Volkswagen, que será citada mais adiante — isso se o pacote de conectividade for ativado na compra.
  • Comfort (R$ 119.990): Já vem conectada de série, com o Otto integrado ao VW Play Connect (tela de 10,1”). Tem rodas de 16” diamantadas, tecidos nas laterais das portas e no painel, piloto automático adaptativo, paddle shifts, além de bancos com design diagonal. Usa o motor TSI com câmbio automático de seis marchas.
  • High (R$ 139.990): Topo de linha, traz apliques nos para-choques, rodas de 17” diamantadas, interior com tecido em couro sustentável (reciclagem de solas de tênis), com costuras, luz ambiente, ar-condicionado digital automático, painel de instrumentos de 10,25” aplique de painel em vinil, carregador de celular por indução e câmera de estacionamento traseiro. 
  • High com pacote Outfit, inspirado no festival The Town (R$ 142.290): Adiciona para-choques exclusivos, rodas escurecidas, teto Preto Ninja e bancos em tons claros que escurecem no assento.

O Tera oferece em todas as versões seis airbags, frenagem autônoma (AEB), controles de tração e estabilidade (ESC) e (ASR), detecção de fadiga e monitoramento de pressão dos pneus. Nas versões Comfort e High, o piloto automático adaptativo (ACC) é de série, e a High ainda oferece o pacote ADAS (R$ 2.839), assim como o Nivus, que adiciona assistente de faixa (Lane Assist), detector de ponto cego e assistente de saída de vaga. 

Primeiro carro nacional com IA 

A grande novidade é o Otto, a primeira inteligência artifical  generativa desenvolvida por uma montadora no Brasil, criada pela VW Tech com apoio da Accenture. Ativada com “Fala, Otto!”, ela integra o app Meu VW 2.0 e o VW Play Connect, podendo dar respostas personalizadas. Sabe dados do carro (autonomia, manutenções), consulta o manual de forma intuitiva e responde perguntas abertas usando a internet, além de se conectar a Waze, Google Maps e Apple Maps. 

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Luiz Forelli/VRUM

Disponível de série nas versões Comfort e High, e opcional na TSI MT (com pacote de conectividade), o Otto chega no segundo semestre de 2025 e deve se expandir para outros modelos da Volkswagen. No entanto,  essa ferramenta será disponível a partir do preço estimado por enquanto de R$ 59,90 no Volks Club, gratuito por um ano, que oferece a conectividade do carro em tempo real pelo smartphone também. 

Motores

O Tera vem com duas opções de motorização, a 1.0 MPI, ou seja, a aspirado de três cilindros de 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm de torque (gasolina/etanol) e câmbio manual de cinco marchas. Seu 0 a 100 km/h é feito em 13,8 segundos com etanol, com velocidade máxima de 162 km/h. O Tera MPI só pesa 1.078 kg. 

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Luiz Forelli/VRUM

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Luiz Forelli/VRUM

Segundo a VW, o modelo é o mais econômico da categoria, com baixo consumo, e tem custo de propriedade 4% menor que os rivais, com peças 35% mais baratas que a média do segmento. 

Já a outra motorização é o 1.0 170 TSI (turbo flex) de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, com opções de câmbio manual e automático de seis marchas. O 0 a 100 km/h do modelo com câmbio automático é em 11,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, enquanto com transmissão manual o SUV compacto faz em 10,1 segundos e velocidade máxima de 187 km/h, respectivamente. 

Dimensões 

O Volkswagen Tera possui 4,15 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 de altura e entre-eixos de 2,56 m, o mesmo do Polo e Nivus, por utilizar a plataforma MQB A0. Seu porta-malas tem 350 litros de capacidade. Abaixo dos 370 litros do Pulse e bem menor em relação aos 410 litros do Kardian. 

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Foto: Luiz Forelli/VRUM

O Tera vem em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum, Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico (metálicas), com Preto Ninja e Azul Ártico sem custo extra. Outra coisa interessante são os “Easter Eggs”: no vidro traseiro, há um desenho com Fusca, Gol e Tera, e no porta-malas, a frase “Trip mode on”, além de outros detalhes escondidos.

O SUV será exportado para mercados como México, Colômbia, Argentina, Peru, Paraguai e África do Sul, com possibilidade de produção local na África para abastecer a Europa no futuro.

“O Tera nasce com a responsabilidade de ser um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do Brasil, seguindo o caminho de sucesso do Fusca, com 3 milhões de unidades, e do Gol, líder por 27 anos com 7 milhões”, afirmou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil