A Tesla foi condenada a pagar cerca de US$ 240 milhões (R$ 1,3 bilhão) por um acidente fatal em 2019 envolvendo seu sistema de assistência ao motorista, o Autopilot. A decisão do Tribunal de Miami, divulgada nesta sexta-feira (1º), acontece após três semanas de julgamento. As informações foram confirmadas pela revista "Rolling Stone".
O caso aconteceu em Key Largo, na Flórida. Na ocasião, o motorista George McGee deixou cair seu celular enquanto usava o piloto automático em seu Tesla Model S. Ao tentar pegá-lo, o carro acelerou em um cruzamento a 100 km/h e colidiu com um veículo estacionado com duas pessoas do outro lado.
A jovem Naibel Benavides, de 22 anos, voou cerca de 23 metros e morreu, enquanto seu namorado, Dillon Angulo, sofreu fraturas e um traumatismo cranioencefálico. O condutor George McGee, que não sofreu ferimentos graves, declarou no Tribunal que o sistema de direção autônoma não funcionou. "Minha ideia era que ele me ajudaria caso eu tivesse uma falha", declarou.
A Tesla, por outro lado, diz que vai recorrer da decisão. "O veredito de hoje está errado e só serve para prejudicar a segurança automotiva e colocar em risco os esforços da Tesla e de toda a indústria para desenvolver e implementar tecnologias que salvam vidas", disse um representante da empresa em um comunicado compartilhado com a "Rolling Stone".
"Pretendemos apelar, dados os erros substanciais de direito e as irregularidades no julgamento", acrescentou o representante da Tesla, reforçando que McGee foi o único culpado pelo acidente e manteve o pé no acelerador, ignorando o sistema de piloto automático.
A Tesla, vale pontuar, é alvo de diversas ações parecidas. Recentemente, a empresa de Elon Musk foi sendo processada pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia por supostamente enganar seus clientes sobre a verdadeira capacidade dos sistemas de piloto automático e de direção autônoma.
Com a decisão do Tribunal de Miami, porém, a Tesla se vê mais ameaçada, já que pode abrir precedentes. O sistema de direção autônoma é uma das principais esperanças da fabricante para reverter a queda nas vendas dos últimos meses.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!