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Fiat Titano: dirigimos a nova caminhonete média da marca italiana

No evento de lançamento da picape, o VRUM teve a oportunidade de conferir a versão de topo de linha Ranch, que tem preço sugerido de R$ 259.990

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Fiat Titano Ranch tem estilo mais comportado, sem a ousadia da Toro
Fiat Titano Ranch tem estilo mais comportado, sem a ousadia da Toro Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Da Chapada dos Guimarães (MT) – A Fiat entra no segmento de caminhonetes médias com a Titano, projeto feito pela chinesa Changan também encampado pelo Peugeot, que usa o nome Landtrek. O VRUM foi até o Mato Grosso para conhecer a nova Fiat Titano e lá tivemos a oportunidade de ver a versão intermediária Volcano (R$ 239.990) e a topo de linha Ranch (R$ 259.990. A versão de entrada Endurance (R$ 219.990) não foi mostrada.

Fiat Titano Ranch 2024 vermelha de traseira estática no gramado
A Fiat Titano Ranch é equipada com santantônio estilizado e traz detalhes cromados na traseira Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

A marca italiana quer reforçar ainda mais a sua liderança no segmento de picapes, no qual lidera com folga com os modelos Strada (o mais vendido entre automóveis e comerciais leves) e a intermediária Toro. A Fiat Titano chega com proposta mais voltada ao trabalho e deve ter como concorrentes principais as caminhonetes médias Chevrolet S10 e a Nissan Frontier.

Qual a origem da Fiat Titano

A Fiat Titano é fruto do “projeto global” KP1, desenvolvido pela chinesa Changan para o grupo PSA (Peugeot Citroën). A caminhonete surgiu primeiro como Peugeot Landtrek e agora ganha o nome de Titano, montada na fábrica de Nordex, nos arredores de Montevidéu, no Uruguai. A origem chinesa da picape pode ser confirmada na dobradiça das portas, onde está cravado o nome da marca Changan.

Visual conservador

Considerando o desenho da Toro e até mesmo da Strada, a Fiat estreia no segmento de caminhonetes médias com um modelo bem conservador. O desenho da Fiat Titano não traz ousadia e a coloca no mesmo patamar das concorrentes que ainda não foram renovadas. Traz linhas robustas, com capô vincado e grade dianteira com a logo da marca em destaque. Se comparada com a nova Ford Ranger, fica parecendo uma picape da década passada.

Fiat Titano Ranch 2024 vermelha de frente estática no gramado
Versão de topo de linha tem detalhes cromados na grade dianteira e nos retrovisores Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Interior simples

Avaliamos na apresentação a versão Ranch da Fiat Titano. Mesmo na topo de linha, o acabamento interno é feito predominantemente com plástico duro no painel e revestimento interno das portas. Os bancos contam com revestimento em couro de boa qualidade, sendo os dianteiros com ajustes elétricos. A posição de dirigir é confortável e o motorista tem acesso fácil nos comandos do volante, que tem regulagem de altura e distância.

Fiat Titano Ranch 2024 vermelha interior painel volante e bancos dianteiros estática no gramado
Muito plástico rígido no acabamento da nova picape média da Fiat Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

O painel de instrumentos mescla elementos analógicos e uma pequena tela digital, onde se vê informações sobre o carro. O espaço no banco traseiro não é dos melhores na Fiat Titano. O assento é um pouco baixo e não há muito espaço para as pernas. Se o motorista for uma pessoa mais alta, quem sentar atrás dele ficará com as pernas apertadas no encosto. O ponto positivo é que o interior tem vários porta-objetos, inclusive sob o assento do banco traseiro.

Fiat Titano Ranch 2024 vermelha interior bancos dianteiros painel volante estática no gramado
Bancos dianteiros trazem comandos elétricos e são mais confortáveis Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

A Fiat Titano traz de série na versão Ranch a central multimídia com tela tátil de 10 polegadas, com conectividade com smartphone sem cabo e navegação embarcada. Falta na caminhonete média mais recursos de auxílio à condução, já que a versão de topo tem apenas manutenção de faixa e monitoramento da pressão dos pneus. Não tem sequer alerta de ponto cego e nem de colisão.

Espaço na caçamba

É neste quesito que a Fiat Titano se destaca, mas também sem exageros. Com boas dimensões e volume de 1.314 litros e capacidade de carga de 1.020 quilos, a caminhonete mostra que está mais para o trabalho do que para lazer. O problema é que a versão de entrada Endurance não traz proteção da caçamba e nem capota marítima, que são de séria na Volcano e na Ranch

Fiat Titano Ranch 2024 vermelha caçamba aberta estática no gramado
A caçamba da versão de topo de linha Ranch traz proteção de plástico e capota marítima de série Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Dirigindo a Fiat Volcano

Em nosso primeiro contato com a Fiat Titano pelas estradas nas proximidades da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, foi possível perceber que o conjunto mecânico tem algumas limitações. A caminhonete é equipada nas três versões com o motor francês 2.2 turbodiesel, que desenvolve 180cv e 40,7kgfm nas versões Volcano e Ranch. Na versão Endurance o torque é um pouco menor, 37,7kgfm.

Nas versões Volcano e Ranch o câmbio é automático de seis velocidades, enquanto na Endurance o câmbio é manual com o mesmo número de marchas. Dirigindo a Fiat Titano no asfalto, nota-se que o motor dá conta do recado quando a picape está vazia. As reações à aceleração não são tão instantâneas, mas o suficiente para garantir segurança nas retomadas de velocidade. Nesse ponto, as caminhonetes médias concorrentes apresentam desempenho melhor.

Vale dizer ainda que o motor turbodiesel tem funcionamento ruidoso, que invade a cabine quando o giro passa das 3.500rpm. A Fiat Titano tem direção com assistência hidráulica, e não elétrica, o que é um ponto negativo para um modelo que custa R$ 260 mil. Em baixas velocidades nota-se que a direção é um pouco pesada, exigindo um pouco mais de força nas manobras. Mas em velocidades mais elevadas, a carga da direção é bem definida.

As suspensões, com feixe de molas na traseira, deixam a desejar. Mesmo trafegando sobre asfalto, a Fiat Titano transfere qualquer irregularidade do solo, causando desconforto na cabine. No trecho fora de estrada essa situação ficou ainda pior, com a picape pulando muito. O modelo apresenta ainda uma certa instabilidade direcional em velocidades mais altas, exigindo atenção do motorista.

Pontos positivos para a Fiat Titano são os bons ângulos de ataque e saída, além da boa altura em relação ao solo, que garantem boa performance no fora de estrada. A caminhonete tem tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, que permite encarar trilhas com trechos alagados, valas e pisos escorregadios. O sistema de freios tem discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com o auxílio eletrônico convencional.

Fiat Titano Ranch 2024 vermelha interior banco traseiro estática no gramado
Espaço para as pernas no banco traseiro não é dos maiores e encosto deveria ter uma inclinação um pouco maior Foto: Enio Greco/EM/D.A Press

Vai concorrer com quem?

A Fiat Titano chega com preços que vão de R$ 219.990 a R$ 259.990. Nesta faixa da versão de entrada ela fica muito próxima da Fiat Toro Ranch (R$ 212.990), que tem um pacote de itens de série bem mais completo. E as diferenças de capacidade de carga e espaço interno não são tão grandes. A Titano está mais apta a brigar com a Chevrolet S10 e a Nissan Frontier, mas fica longe da líder Toyota Hilux e da recém renovada Ford Ranger.

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