A Chevrolet apresentou o programa Vintage, um projeto que combina restauração fiel e versões “restomod” de alguns de seus modelos mais marcantes no Brasil. A proposta chega em alusão ao centenário da General Motors no país e inclui a preparação de dez veículos fabricados entre as décadas de 1960 e 2000, todos supervisionados e validados pela engenharia da GM.
Os chamados “restomods” unem carroceria e estilo clássico a tecnologias modernas, criando veículos que preservam a identidade visual original, mas oferecem desempenho, confiabilidade e conforto de carros atuais. Nesse processo, podem ser incorporados itens como injeção eletrônica, freios, suspensões reforçadas e motores mais potentes.
O foco do programa é atuar em duas frentes, sendo inicialmente a restauração, que preserva a originalidade máxima dos modelos, e o restomod, que mistura design clássico com atualizações mecânicas e tecnológicas. Entre os primeiros carros apresentados estão um Monza 500 EF (1990), um Omega CD (1994), um Opala SS (1979 com injeção eletrônica) e a S10 Rally (2004), adaptada para uso urbano e um Kadett GSi (1992).
Todos os veículos serão ofertados em leilões presenciais e virtuais, permitindo participação de interessados de diferentes regiões do país. Parte do valor arrecadado será destinado a projetos sociais do Instituto General Motors. O primeiro leilão está previsto para ocorrer ainda em 2025 e abrirá a série de lançamentos.
Os carros do Vintage passam por avaliações dinâmicas no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), onde são submetidos a testes de dirigibilidade, frenagem, vibrações e conforto. A GM destaca que o processo envolve pesquisa histórica, acervo técnico e participação de profissionais que trabalharam no desenvolvimento original dos veículos, garantindo fidelidade aos detalhes de cada época.
No caso dos projetos restomod, há liberdade para incorporar atualizações estéticas e mecânicas. Já foi confirmada, por exemplo, a preparação de uma picape C10 equipada com motor V8 de Camaro com novos pneus e freios redimensionados, para acompanhar o desempenho extra com segurança.
Além de recuperar modelos consagrados, a iniciativa acompanha uma tendência internacional de valorização dos neoclássicos, especialmente veículos dos anos 1990 como Kadett, Omega, Corsa e as primeiras gerações da S10.
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