O Salão do Automóvel está de volta a São Paulo após 7 anos de ausência, e embora grandes marcas populares como Chevrolet e Volkswagen e as do segmento premium como Audi, BMW, Porsche, por exemplo, estejam de fora do evento, ainda há bastante coisa para ser vista no evento, especialmente alguns lançamentos; confira 5 modelos que valem a visita no Salão do Automóvel.
1 - Honda Prelude
A principal novidade da Honda é também a maior surpresa do Salão do Automóvel em geral. Recém lançado globalmente, a marca japonesa confirmou a chegada do cupê para o ano de 2026.
Fabricado no Japão, o Prelude utiliza a mesma plataforma do Civic e apresenta o mesmo conjunto híbrido visto no sedã, porém, ao contrário do três volumes que não tem a potência combinada divulgada, o Prelude oferece 204 cv e transmissão automática eCVT.
As linhas esportivas e a chamativa cor vermelha são os principais destaques do exterior do Prelude. No interior, o destaque fica pelo desenho similar ao do Civic, mas com alterações no console central. Os bancos traseiros são apertados e suportam apenas dois passageiros, que não podem ser de estatura muito elevada.
Além do Prelude, a Honda exibe o Civic Type-R, CR-V híbrido, além de kart, motos, equipamentos marítimos e o WR-V, aguardado SUV compacto da marca japonesa e que foi o grande lançamento da marca neste ano.
2 - Renault Koleos
Outro modelo confirmado para o ano de 2026 foi o Renault Koleos. Já oferecido na Argentina, o modelo será a aposta da fabricante francesa para o segmento de SUVs híbridos plenos e reforça a nova linha de produtos da Renault no Brasil.
Importado da Coréia do Sul, o Koleos chegará ao Brasil no primeiro semestre na versão topo de linha esprit Alpine, que além do motor 1.5 turbo a gasolina é equipada com motores elétricos. A potência combinada é de 245 cv de potência e a tração é apenas dianteira. O sistema promete priorizar o uso do modo elétrico em situações urbanas para economizar combustível.
O destaque visual fica por conta da pintura cinza fosca com detalhes em azul e rodas de 20 polegadas com acabamento diamantado. Na cabine, o Koleos chama a atenção pelo elevado nível de acabamento, bancos com bastante apoio lateral e material que lembra camurça.
As linhas são diferentes do que estamos acostumados com os Renault nacionais, até porque ele é originalmente o Geely Xingyue L chinês, mas rebatizado. A cabine conta ainda com três telas de 12,3 polegadas cada, que fazem as funções de painel de instrumentos, multimídia e tela extra para o passageiro.
3 - Citroën C5 Aircross
A Citroën apresenta no Salão do Automóvel o conceito Basalt Vision com rodas maiores, uma chamativa pintura amarela, farol em LED e para-choque traseiro com pegada mais esportiva, bem como o carro da Fórmula E e duas variantes do microcarro elétrico ‘Ami’. Apesar disso, a grande novidade é o C5 Aircross.
Lançado na Europa neste ano, o Aircross exibido no Salão é produzido a partir da plataforma STLA Medium e traz motorização 100% elétrica de até 228 cv de potência, mas também é vendido em versões hibridas-leve ou plug-in na Europa.
No Velho Continente, o C5 Aircross é o carro mais caro oferecido pela marca e é possível ver a diferença no nível de acabamento interno da Citroën francesa para a Citroën brasileira, que conta com carros desenvolvidos na Índia.
A cabine do Aircross ainda conta com bastante acabamento plástico, mas mescla partes em tecido além de couro sintético nos bancos e também nas portas, mesmo as traseiras. O destaque fica para a tela central de 13 polegadas posicionada no centro do painel de instrumentos.
A fabricante afirma que o modelo está sendo exposto como um “teste” para entender o comportamento e interesse do público com o SUV.
4 - Denza Z9 GT
A marca de luxo da BYD está estreando no salão do automóvel e um dos destaques será o Z9 GT, um carro ultra luxuoso com uma carroceria shooting brake, pouco usual nos últimos tempos. Com capacidade para cinco pessoas, o Z9 GT será o segundo lançamento da marca por aqui, com lançamento aguardado para o segundo trimestre.
O Denza Z9 GT é oferecido na China com motorização Plug-In de até 870 cv de potência ou 100% elétrica de 965 cv de potência. A BYD não confirmou qual será a configuração do Z9 GT no Brasil, mas a revolucionária suspensão e3, com capacidade de esterçar as rodas traseiras está confirmada.
5 - Leapmotor C10
A Leapmotor é também uma marca chinesa estreante no mercado brasileiro, porém, chega ao Brasil com o apoio da gigante Stellantis e com a promessa de produção local em Goiana, onde são feitos Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage.
No salão, a empresa está apresentando seu SUV de entrada 100% elétrico B10 e também o C10, que está com motorização 100% elétrica ou o conjunto ‘ultra híbrido’, que usa o motor a gasolina como gerador de energia para as baterias.
O C10 se destaca pelo bom espaço interno e elevado nível de acabamento, especialmente considerando o preço de R$ 200 mil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!