x
UAI
Luxo Vintage!

5 carros brasileiros que eram sinônimo de luxo nos anos 90

Modelos fabricados no Brasil que, na época, eram de luxo, e hoje em dia são artigos de colecionador, se estiverem conservados

Publicidade
 Tempra Turbo
Tempra Turbo Foto: Divulgação

Nos anos 90, alguns modelos produzidos no Brasil se destacavam por oferecer itens de conforto, tecnologia e acabamento que os colocavam acima da média do mercado nacional. Esses carros eram referência de luxo na época e representavam status para quem os dirigia. Hoje, muitos deles se tornaram raros e bastante valorizados entre colecionadores. Conheça agora os carros de luxo brasileiros da década de 90:

5- Chevrolet Opala Diplomata 4.1 1992

Opala Diplomata simbolo de status
Opala Diplomata simbolo de status Foto: Reprodução @luizsantanna e The garage

O Opala foi sonho de consumo de muitos brasileiros na época, um carro muito confortável, que possuía um motor forte: 4.1 litros de 141 cv e 32,8 kgfm de torque. O consumo era elevado, fazendo 4,2 km/L na cidade e 6,8 km/L na estrada. Um sedan médio de 4,84m de comprimento e 2,66m de entre-eixos garantia um bom espaço interno.

4- Volkswagen Santana GLS 2.0 1994

Preço dos carros no lançamento do Plano Real e seus valores atualizados.
Santana Foto: Divulgação

Outro modelo muito conhecido na década de 90, era visto como artigo de luxo da Volkswagen, desde quando foi lançado. Diferente do Opala, o Santana não tinha um motor com muita litragem sendo um 2.0, portanto, seu consumo de combustível era menor, fazendo 9 km/L na cidade e 13 km/L na estrada. O sedan comportava 5 ocupantes com conforto visto que possuía 4,57m de comprimento e 2,66m de entre-eixos.

3- Chevrolet Omega Suprema 4.1 1995 

Chevrolet Omega Suprema
Chevrolet Omega Suprema Foto: Chevrolet/Divulgação

Nos anos 90, as peruas ainda faziam sucesso, visto que além da Suprema havia a Santana Quantum, Ford Escort SW e a Fiat Marea Weekend. O modelo era ideal para o uso familiar, com bom espaço interno e porta-malas maior que o sedan, são 4,76m de comprimento e 2,72m de entre-eixos, além de 540 litros de bagageiro. Como diferencial, a Suprema tinha como opcional teto solar elétrico.  

2- Fiat Tempra Turbo 2.0 1995

Fiat Tempra Turbo
Fiat Tempra Turbo Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat marcou a época dos anos 90 por ter modelos turbo em seu portfólio, e o Tempra era um exemplo disso, sendo o modelo mais rápido dessa lista. Seu motor 2.0 de 165 cv e 26,5 kgfm de torque, fazendo um 0-100 km/h em 8,2s e atingindo uma velocidade máxima de 220 km/h. Dos modelos nacionais, era um sonho de consumo pois representava esportividade, não apenas no visual como também no desempenho.

1- Chevrolet Omega CD 4.1 1997

Chevrolet Omega CD 1994
Chevrolet Omega CD Foto: Fabio Aro/Divulgação

O Chevrolet Omega sedan é até os dias de hoje um sonho de consumo para muitos, com todo seu conforto e tecnologia embarcada. Na época em que foi lançado, o modelo continha painel digital e teto solar elétrico, que era um grande avanço em comparação aos modelos apresentados naquela década. Ele e a Suprema compartilham do mesmo motor, portanto o consumo e desempenho são os mesmos: 6 km/L na cidade e 9,7 km/L na estrada, 0-100 km/h em 9,5s e velocidade máxima de 215 km/h.