x
UAI
OPINIÃO DOS CLIENTES

VW Saveiro: veja as reclamações da 2ª picape mais vendida no Brasil

Apesar de sua importância no mercado nacional, carro da Volkswagen recebe algumas críticas recorrentes

Publicidade
Saveiro 2025 recebe aumento na tabela
Saveiro 2025 recebe aumento na tabela Foto: Volkswagen/Divulgação

Um clássico da Volkswagen, a Saveiro é fabricada desde 1982 e já está em sua quinta geração. Com tanto tempo de estrada, a picape segue fazendo sucesso, sendo a segunda mais vendida no Brasil, atrás apenas na Fiat Strada. No primeiro semestre de 2025, inclusive, o modelo foi o 11 º mais emplacado no país, mostrando sua força no cenário nacional. 

A Volkswagen Saveiro oferece diversas vantagens, incluindo custo-benefício, robustez e tecnologia. A versatilidade, claro, é outro destaque, já que a picape compactada é usada tanto para o trabalho, em centros urbanos, quanto para lazer.

Ainda assim, a Saveiro não é imune de críticas. Nas redes sociais e no site Reclame Aqui, diversos consumidores alegam problemas no carro da VW. Para ajudar o leitor, o Portal Vrum reuniu os defeitos mais frequentes relatados pelos clientes. Apenas as queixas dos modelos da quinta geração foram levados em consideração. Confira abaixo. 

Vazamento de óleo

Volkswagen Saveiro Trooper 1.6 TotalFlex cabine estendida prata de frente estática na grama
Volkswagen Saveiro Trooper 1.6 TotalFlex, cabine estendida, modelo 2010 Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Este problema costuma ser frequente nos carros produzidos entre 2010 e 2020, aqueles equipados com EA111 - os vazamentos atingem diferentes partes do motor. Este foi o caso de Alexandre, dono de uma Saveiro 2017. 

"Quero relatar minha total insatisfação com o veículo e com a concessionária, pois desde o início eu reclamei do consumo de óleo e falaram que era normal", escreveu o cliente, natural de Gurupi, no Tocantins. 

Câmbio

Traseira da Saveiro 2025 branco em fundo branco
Traseira da Saveiro 2025 Foto: Volkswagen/Divulgação

Já os donos de modelos mais recentes, principalmente entre 2021 e 2023, costumam reclamar do câmbio. Além da fragilidade, os clientes relatam ruídos e barulhos. Alguns também se queixaram sobre a demora para arrumar a peça.

"Comprei um Saveiro zero km no dia 07/06/2021, levei na concessionária no dia 30/07/2021, pois estava com barulho na caixa de câmbio, e até agora continuo sem carro para trabalhar", disse um morador de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

Suspensão dianteira

A suspensão dianteira também provoca "dores de cabeça", segundo alguns clientes. "O barulho era bem discreto, e até difícil de ser identificado. Com o passar do tempo e aos 8.000Km aproximadamente, o barulho foi aumentando e ficando mais nítido, ao ponto de ter que levar o veículo", contou Lázaro, de Contagem (MG), dono de um modelo 2017.

"Sou cliente da marca há anos, já tive praticamente todos os modelos atuais. Parece que a frente vai desmontar. O pessoal da concessionária me orientou a trocar de marca. Fico no a guardo de uma resposta. É um absurdo", contou Adriano, de São Paulo, que tem um Saveiro 2025.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!