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Fiat Marea: 10 pontos sobre o polêmico e injustiçado sedan

Carro sinônimo de bomba é um sedan estigmatizado, mas que se mostra confortável e com bom desempenho se for bem cuidado

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O Fiat Marea foi lançado no mercado brasileiro em 1998 e ao longo de sua história teve discretas mudanças de estilo
O Fiat Marea foi lançado no mercado brasileiro em 1998 e ao longo de sua história teve discretas mudanças de estilo Foto: O Fiat Marea foi lançado no mercado brasileiro em 1998 e ao longo de sua história teve discretas mudanças de estilo

Bastou a guerra entre Rússia e Ucrânia eclodir que os memes não tardaram a aparecer. Imagens de pobres Fiat Marea sendo usados como bombas em montagens que representavam os ataques de aviões do conflito pipocaram nas redes. Um estigma que persegue o sedan da Fiat desde sempre, perdura mesmo depois de mais de 15 anos do fim da produção, mas que oculta fatos bem menos depreciativos sobre o modelo.

O carro médio da marca italiana tem seus problemas, sim, mas também muitas virtudes, como conforto a bordo, dinâmica e desempenho. Veja 10 fatos sobre o Fiat Marea.

Fiat Marea 2.0 modelo 2001 prata de traseira na entrada do hotel
Em 2001, o sedan médio ganhou lanternas traseiras triangulares (Foto: Fiat/Divulgação)

1 – Confira o histórico do sedan médio que virou meme

O Fiat Marea foi lançado em maio de 1998 para entrar no lugar do Tempra no segmento de sedans médios. O carro era baseado no modelo europeu e trouxe seus pioneirismos ao nosso mercado. Produzido em Betim (MG), foi o primeiro carro brasileiro a ter motor de cinco cilindros, airbags laterais e comandos de som no volante.

Com 4,39 metros de comprimento, 1,74m de largura e 1,43m de altura, o Fiat Marea teve outros conjuntos mecânicos, entre eles o polêmico motor turbo. Além disso, se destacava pela qualidade da arquitetura, freios a disco nas quatro rodas e suspensão traseira independente com barra estabilizadora.

Teve pouca variedade de versões de acabamento e só foi ganhar opção de câmbio automático em 2001. As raras reestilizações pelas quais passou foram na traseira, com a adoção de lanternas triangulares em 2001, e maquiagens pontuais em 2005. Chegou ao fim de produção em 2007, com quase 55 mil unidades fabricadas.

Fiat Marea 2.0 modelo 2001 prata interior painel na rua
O plástico predominava no acabamento interno do Fiat Marea, mas com materiais de boa qualidade (Foto: Roberto Rocha/RR)

2 – Quais foram os motores do Fiat Marea?

Se bobear, o Marea teve mais variedades de conjuntos mecânicos do que de siglas de versões. A gama do sedan médio estreou em 1998 com o já citado inédito motor Fivetech 2.0 litros de cinco cilindros em linha, 20V e comando variável de válvulas na admissão. São 142cv de potência e 18,1kgfm, na opção aspirada.

O famoso e controverso Fiat Marea turbo nasceu no mesmo ano, mas como linha 1999. O motor Pratola Serra era o mesmo cinco cilindros que equipava o Fiat Coupé na Europa. Mas a montadora não estava disposta a gastar os tubos para que o sedan aqui gerasse os mesmos 220cv do parente lá de fora.

A Fiat, então, calibrou o motor com turbo Garrett para ter 182cv de potência e 27kgfm a 2.750rpm. A engenharia teve de reforçar bielas e pistões, instalou um radiador de óleo e promoveu um acerto mais firme das molas e amortecedores da suspensão. O 0 a 100km/h em testes da época apontavam menos de oito segundos, enquanto a máxima chegava a 227km/h.

Em 1999, no outro extremo, uma versão menos potente do Fiat Marea. A opção mais básica SX trouxe o mesmo Fivetech, só que estrangulado e com 127cv de potência. Foi a forma encontrada também para a linha ter preço mais competitivo com as regras tributárias da época.

Em 2000, mais duas variações de motores para o Fiat Marea. Na parte de baixo da família, a SX passa a usar o 1.8 16V de quatro cilindros e com os mesmos 127cv. Já as configurações intermediárias adotam o 2.4 cinco cilindros de 160cv no lugar do 2.0 20V aspirado. Em 2001, a HLX com este motor passou a ter opção de câmbio automático de quatro marchas.

Em 2006, já no fim de vida, a Fiat tentou deixar o Marea mais barato para encarar a dupla já dominante do segmento, Toyota Corolla e Honda Civic. O motor Corsa Lunga 1.6 16V de 106cv do Brava foi a alternativa da Fiat, mas isso não fez as vendas do sedã empolgarem muito.

Fiat Marea 2.4 20V HLX modelo 2001 prata interior banco traseiro na rua
As versões de topo de linha tinham bancos revestidos em couro, sendo o traseiro com bom espaço para dois adultos e uma criança (Foto: Roberto Rocha/RR)

3 – O conforto do sedan médio da Fiat

Apesar dos 2,54m de distância entre-eixos, o espaço a bordo do Fiat Marea é satisfatório. Motorista tem posição ergonômica de dirigir, boa visibilidade e bancos confortáveis. O espaço para pernas e braços não chega a ser generoso como na dupla Civic e Corolla da época, mas também não compromete.

O acabamento é interessante, tanto em termos de qualidade como de design. No banco traseiro, dois adultos e uma criança vão bem e o isolamento acústico funciona boa parte do tempo. O porta-malas de 430 litros recebe malas grandes e médias.

Fiat Marea 2.4 20V HLX modelo 2001 prata de traseira porta-malas na concessionária
O sedan tem porta-malas com boa capacidade para levar a bagagem da família (Foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

4 – Qual a versão mais legal do Fiat Marea?

Apesar das questões sobre manutenção que falaremos a seguir, o Fiat Marea HLX 2.4 automático pode ser uma boa opção. Tem airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, som com CD player, ajuste de altura do banco, alarme, faróis de neblina, rodas de liga-leve, entre outros.

Nos anúncios da internet e nos principais sites de compra e venda de carros, o Fiat Marea HLX 2005 tem preços entre R$ 20 mil e R$ 25 mil.

5 – O sedan teve uma variação de perua

Paralelamente à estreia do sedã, o modelo da Fiat também teve sua versão familiar. O Fiat Marea Weekend compartilhava as mesmas versões e motores iniciais do sedan – inclusive turbo. A station-wagon média tem no design um dos diferenciais, além do porta-malas de 500 litros.

A perua praticamente seguiu todas as versões e powertrains do irmão sedã. E se despediu em 2006, após 18 mil unidades produzidas.

Fiat Marea 2.4 20V Weekend cinza escuro de traseira no estúdio
O modelo teve também a carroceria de perua, o Marea Weekend, que tinha porta-malas ainda maior (Foto: Fiat/Divulgação)

6 – De onde vem a fama de bomba do sedan médio?

A culpa pela fama de bomba do Fiat Marea é atribuída, em parte, à própria montadora. Isso porque a fabricante ignorou um pouco as peculiaridades da realidade e combustível brasileiros ao recomendar a troca de óleo lubrificante do Marea Turbo a cada 20 mil quilômetros, como na Europa.

A gasolina brasileira, porém, tem adição de etanol (22% na época), o que demandava acertos e calibragens em conjuntos que não foram feitos pela Fiat, além de troca de lubrificante em intervalos mais curtos – a cada 10 mil quilômetros –, o que também não foi adequado. Desta forma, muitos dos motores acumularam borra e fundiram.

Por outro lado, o motor Fivetech era bastante avançado para a época, o que demandava ferramental específico. Só que as revisões nas concessionárias custavam os olhos da cara e os donos correram das revendas. Ao cair em mãos pouco qualificadas, os problemas no conjunto mecânico do Fiat Marea se multiplicaram.

7 – O Marea com motor turbo é uma boa ou não?

Se o carro foi bem cuidado, usou lubrificantes dentro das especificações e o motor não passou por retífica, pode ser uma boa opção de compra sim. Foi um dos carros mais velozes e potentes da sua época, têm ajuste mais firme da suspensão e força em baixos giros. E graças à fama, tem preços próximos ao das versões 2.4 aspiradas.

Fiat Marea 2.0 turbo cinza escuro de frente no asfalto
A versão equipada com motor turbo desenvolvia 182cv e 27kgfm de torque (Foto: Fiat/Divulgação)

8 – A versão com menos riscos do Fiat Marea é...

Uma opção mais “tranquila” é a com motor 1.6. Os 106cv não empolgam, mas as relações curtas das primeiras marchas do câmbio manual dão certa agilidade ao sedã. Além disso, o conjunto com motor Corsa Lunga importado da Argentina é bem mais econômico, com médias acima de 8km/l na cidade e de mais de 12km/l, na estrada.

A versão SX 1.6, ano 2007, tem preços por volta dos R$ 15 mil. Entre os equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco traseiro bipartido e função follow me home dos faróis. Os modelos com o kit Connect, que era opcional, são uma pedida, pois agregam som com Bluetooth, CD Player, faróis de neblina e rodas de liga leve – na época, incluía até celular da Nokia.

9 – Confira detalhes da manutenção e peças do sedan

Como dito, a manutenção do Fiat Marea requer ferramental especial e mecânicos com experiência no carro, especialmente os com motor cinco cilindros. Para se ter ideia, a substituição da correia dentada, por exemplo, demanda a trava da engrenagem do comando de escape. Mas se feito com qualquer ferramenta, pode danificar o sensor de fase.

O custo de peças básicas pode ser considerado normal. Confira alguns valores:

  • Jogo com quatro velas de ignição (1.6): de R$ 70 a R$ 90
  • Jogo com cinco velas de ignição (2.4): de R$ 130 a R$ 200
  • Bomba de combustível (Turbo)): de R$ 220 a R$ 380
  • Bomba de combustível (2.0): de R$ 160 a R$ 250
  • Correia dentada (1.8): de R$ 150 a R$ 240
  • Correia dentada (2.0 e 2.4): de R$ 170 a R$ 290
  • Jogo amortecedores traseiros (1.6): de R$ 380 a R$ 510
  • Jogo amortecedores traseiros (Turbo): de R$ 400 a R$ 570

Fiat Marea 2.4 20V HLX modelo 2001 prata interior câmbio automático
O Fiat Marea só ganhou versão equipada com câmbio automático em 2001 (Foto: Roberto Rocha/RR)

10 - Fique atento antes de se decidir pela compra do Fiat Marea

A primeira dica é pesquisar sobre o histórico de manutenção e olhar atentamente ao estado do motor. Sinais de vazamentos de óleo e de mangueiras ressecadas indicam que o proprietário não cuidou bem do Fiat Marea. Fique atento a ruídos na coluna de direção. Além disso, as borrachas das portas tinham vedação ruim, o que provoca infiltrações de água na cabine.

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