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5 carros dos anos 90 para comprar até 30 mil reais

Pensando em adquirir um carro antigo? Confira algumas opções gastando pouco dinheiro

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Monza nacional foi produzido de 1982 a 1996
Monza nacional foi produzido de 1982 a 1996 Foto: Chevrolet/Divulgação

O mercado de carros antigos está cada vez mais valorizado no Brasil. Encontrar modelos do passado em boas condições está mais difícil, especialmente por preços mais acessíveis. Modelos produzidos até 1995 já podem, inclusive, ostentar a placa preta, reservada somente para carros com 30 anos ou mais produção.

Muitos desses carros possuem mais de uma geração, diversas versões e vários ano-modelos disponíveis no mercado de usados. Vale ressaltar que quanto melhor o nível de conservação do modelo e da raridade da versão, mais caro será o exemplar.

Além disso, é importante lembrar que muitos desses carros já não contam com tantas peças de reposição disponíveis no mercado, especialmente peças originais de acabamento, que custam bem caro quando são encontradas.

1 - Chevrolet Monza

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Monza Club 1994 Foto: Divulgação

Um dos modelos mais importantes da GM no Brasil foi produzido entre 1982 e 1996 e teve quase 1 milhão de unidades produzidas. Essa popularidade faz com que existam diversas versões no mercado de usados, o que permite exemplares para diversos bolsos.

Por cerca de 15 mil já é possível encontrar unidades bem conservadas. Entre os destaques do modelo estão as versões com os bancos em veludo e os motores 1.8 de 86 cv (a partir de 83) e o 2.0 de 110 cv, que foi mantido em linha mesmo após o fim de produção do modelo.

A partir de 1991, o Monza passou a contar com um novo visual bem mais moderno, que passou a ser chamado de “tubarão”.

2 - Chevrolet Kadett

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Kadett teve série especial Turim em 1990 para celebrar a Copa do Mundo da Itália Foto: Divulgação/General Motors

Assim como o Monza, o Kadett teve origem na Europa como um produto da Opel. O hatchback desembarcou no Brasil em 1989 e foi produzido até 1998. Por aqui o Kadett foi oferecido somente com duas portas, mas chegou a ter versões esportivas (GS e GSI) e até mesmo conversível.

O motor era o 1.8 utilizado no Monza que rendia até 98 cv de potência e 14,6 kgfm de torque. No fim da vida, o motor passou a ser o 2.0 de 110 cv e 17,6 kgfm, o que garantia bom desempenho ao modelo.

3 - Ford Escort

Ford Escort 2000Foto: Divulgacao
Ford Escort 200 Foto: Divulgacao

Assim como o Kadett, o Escort teve origem na Europa antes de chegar ao Brasil. Vendido com três designs durante os anos 90, o modelo é uma ótima opção para quem quer fugir do tradicional dos tradicionais Volkswagen mais antigos.

O modelo chegou a ter versões esportivas como a XR3 e XR3 Fórmula e foi equipado com diversos motores, por exemplo o 1.6 de 78 cv e 13,3 kgfm de torque; 1.8 de 99 cv e 16 kgfm de torque e até 2.0 de 115 cv e 17,3 kgfm.

4 - Fiat Prêmio

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Prêmio era um sedã compacto baseado no Uno Foto: Divulgação

Derivado do Uno, o Prêmio foi por muitos anos o sedã da Fiat. Apesar de não ser um dos preferidos de quem busca um carro antigo, o Prêmio pode ser uma opção interessante para quem quer um carro diferenciado.

Já nos anos 90, o modelo passou a contar com o design “frente baixa” e contava com motores 1.5 de 67 cv e 12 kgfm de torque e 1.6 de 84 cv e 13,2 kgfm de torque. No modelo 1990, ainda com o visual antigo, havia ainda a opção 1.3 de 58 cv e 10 kgfm de torque.

5 - Volkswagen Parati G2

Volkswagen Parati
Volkswagen Parati teve carroceria duas ou quatro portas Foto: Divulgação

O utilitário da Volkswagen não é tão acessível nem fácil de encontrar no mercado, especialmente unidades em ótimo estado de conservação. Apesar disso, a Parati é uma boa opção para quem busca um veículo já clássico e quer ter espaço à disposição.

O modelo pode ser encontrado com motores 1.0 de 70 cv e 9,4 kgfm de torque, 1.6 de 88 cv e 13,2 kgfm, 1.8 de 95 cv e 15,6 kgfm ou até mesmo as versões GTI, que usavam motor 2.0 de 141 cv e 18,5 kgfm de torque.