Ao longo dos anos, montadoras de todo o mundo apresentaram carros-conceito que surpreenderam pelo visual ousado, tecnologia de ponta ou novas propostas de mercado. Embora tenham causado grande impacto em salões automotivos e gerado expectativa entre os fãs, muitos desses modelos nunca foram produzidos em série.
Abaixo, relembramos 5 protótipos marcantes que ficaram só no papel (ou no estande), juntamente com os motivos que os mantiveram fora das ruas:
1- Fiat Uno Cabrio
Apresentado em 2010 no Salão do Automóvel de São Paulo, o Uno Cabrio chamou atenção por transformar o tradicional hatch compacto em um conversível descolado. A proposta era atingir o público jovem, com visual esportivo e estilo urbano. Apesar da boa recepção, o projeto esbarrou no alto custo de produção e na baixa efetividade comercial.
2- Volkswagen W12 Nardo
Desenvolvido em 2001, o W12 Nardo usava um motor W12 de 6.0 litros, capaz de gerar cerca de 600 cavalos e atingir uma velocidade máxima de 357 km/h. Em testes, bateu recordes de velocidade e resistência, e ainda assim, nunca chegou às concessionárias. O motivo principal foi a mudança de estratégia da marca, que decidiu deixar os superesportivos para marcas especializadas, como Lamborghini e Bugatti.
3- Volkswagen Tarok
A picape Tarok foi revelada em 2018 como um conceito voltado para o mercado sul-americano, especialmente o brasileiro. Com porte intermediário entre a Saveiro e a Amarok, ela combinava um visual moderno com soluções práticas. A Tarok nunca viu às ruas, mas a Volkswagen trabalha em uma picape de porte intermediário para brigar com Fiat Toro.
4- Hyundai Creta Sport Truck
Um dos conceitos mais curiosos da Hyundai, o Creta Sport Truck, apareceu como uma variação esportiva e radical do SUV compacto. Com desenho futurista, a carroceria de picape causou um burburinho nas redes sociais e em feiras automotivas. No entanto, tratava-se de um estudo de design sem previsão de produção. O visual agressivo e fora dos padrões comerciais da marca indicava que o objetivo era apenas testar a aceitação entre os consumidores mais jovens.
5- Cadillac Cien
Estrela do Salão de Detroit em 2002, o Cien foi um superesportivo criado para comemorar os 100 anos da marca. O carro impressionava com motor V12 de 7.5 litros, potência de 750 cavalos e design inspirado em aviões de caça. Seu desempenho era comparável ao de superesportivos da época. Mesmo assim, o modelo nunca passou da fase conceitual. O alto custo de desenvolvimento e a falta de tradição da Cadillac no segmento de superesportivos foram decisivos para que o Cien não fosse produzido.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!