x
UAI
Queda em roubos!

São Paulo apresenta queda no percentual de veículos roubados

O estado de São Paulo registrou uma queda de 14% em furtos e roubos de veículos em 2025

Publicidade
Jeep Renegade Sahara 2024
Jeep Renegade Sahara 2024 Foto: Divulgação: Jeep / Pedro Brito

O estado de São Paulo registrou redução de 14,3% nos roubos e furtos de veículos entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Boletim Econômico Tracker-FECAP, que acompanha mensalmente os índices de criminalidade envolvendo veículos no estado.

Ao todo, foram 29.933 ocorrências no quadrimestre, sendo 5.455 roubos e 24.478 furtos. Segundo os especialistas, a queda pode estar ligada a uma combinação de fatores, como o uso mais efetivo de tecnologias de rastreamento, ações integradas das forças de segurança e maior conscientização por parte dos motoristas sobre medidas preventivas.

Praticamente todas as categorias de veículos apresentaram redução nas ocorrências. Os caminhões e semirreboques foram os que mais recuaram, com quedas de 26,3% e 56,6%, respectivamente. Os carros, que continuam sendo o alvo principal dos criminosos, registraram redução de 16,3%, enquanto as caminhonetes caíram 25,2% e as motocicletas, 7,4%.

Policial rodoviário federal ao lado de picape branca apreendida
Picapes costumam ser alvos de furtos, muito por sua capacidade de carga Foto: Reprodução/Polícia Rodoviária Federal

Entre as cidades com maior número de ocorrências, Sorocaba foi a única a apresentar alta, com variação de 1,7%. Mauá teve a maior redução percentual, com 25,2%, seguida por Osasco, com 17,2%, enquanto a capital paulista registrou queda de 14,8%.

Já em nível de bairros, o Tatuapé lidera o ranking de 2025 mesmo com redução de 11,7% nos casos. A Vila Prudente foi o único bairro entre os dez com aumento nas ocorrências, subindo 4,1% e passando da sexta para a segunda posição. O Ipiranga, que liderava em 2024, teve queda expressiva de 39,5% e caiu para a sétima posição.

Avenida de São Paulo com vários veículos cobrindo a via nos dois sentidos. No lado esquerdo da foto é possível visualizar copas de árvores com folhagem verde e rosa. Ao fundo é visto monumento esquio na vertical e céu claro com nuvens mais ao fundo.
Em avenidas de São Paulo costumam ocorrer muitos roubos de veículos Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Se tratando das vias públicas, a Avenida das Nações Unidas teve a maior queda nas ocorrências, com redução de 56%. Já a Ragueb Chohfi e a Estrada do M’Boi Mirim registraram aumentos de 37,9% e 28,6%, respectivamente, entrando para a lista das vias mais perigosas.

Segundo especialistas em segurança, muitos desses crimes estão ligados ao mercado ilegal de peças. A recomendação é evitar a compra de produtos sem nota fiscal e redobrar a atenção ao estacionar em locais públicos próximos a áreas de grande circulação.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas