O Grupo Stellantis, responsável pela Fiat, Jeep, Citroën, RAM e outras marcas, abriu uma pista para realizar testes de colisão de veículos eletrificados, no Polo Automotivo de Betim (MG). A inauguração ocorreu nesta quinta-feira (10) e contou com a participação do CEO global da empresa, Antonio Filosa.
A nova área do Safety Center da Stellantis é específica para crash testes de carros híbridos e elétricos do grupo. No ano passado, vale pontuar, a empresa alcançou a marca de mil veículos a combustão testados do polo de Betim.
O vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis na América do Sul, Márcio Tonani, destacou a importância da pista. "Essa inauguração é mais uma prova do quanto acreditamos na força da nossa engenharia local e no potencial da América do Sul para liderar a transformação da mobilidade", disse.
"Investir em infraestrutura tecnológica, segurança e inovação é essencial para que sempre possamos oferecer soluções que superem as expectativas de nossos clientes", acrescentou o executivo.
Como funciona
A Stellantis diz que mais de 50 engenheiros especializados atuam no Safety Center. Antes da realização dos testes de impacto, é feita uma inspeção completa das baterias, com análises visuais, testes elétricos e verificação de isolamento. Durante os ensaios, tecnologias avançadas monitoram sinais de curto-circuito, fuga térmica e risco de incêndio.
Após a colisão, a área é isolada e equipes técnicas, junto à brigada de incêndio, seguem diretrizes especiais para veículos de alta voltagem. São realizadas inspeções visuais e medições com equipamentos não invasivos para verificar a integridade do compartimento da bateria, enquanto a temperatura e possíveis gases liberados são monitorados continuamente.
Qualquer sinal de instabilidade aciona automaticamente sistemas de contenção e supressão de incêndio, garantindo a segurança da equipe e a validade dos dados coletados. Os modelos seguem, então, para uma Zona de Segurança, onde são monitorados por pelo menos 24 horas, utilizando câmeras térmicas e registradores de temperatura conectados a sistemas online.
Esses dados ficam acessíveis ao Corpo de Bombeiros e à equipe do Safety Center, garantindo resposta rápida em caso de qualquer irregularidade. Caso seja detectado risco de incêndio ou falha no isolamento elétrico, o protocolo prevê o resfriamento do veículo com água, por meio de um tanque de imersão, desenvolvido especificamente para conter emergências envolvendo baterias de alta voltagem.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas