x
UAI
Vale a pena esperar?

Yaris Cross: veja o que esperar do novo SUV híbrido da Toyota

O novo SUV compacto da marca japonesa terá duas opções de motores flex, sendo uma aspirada e outra híbrida

Publicidade
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Divulgação

Para o segundo semestre de 2025 a Toyota prepara seu grande lançamento do ano. Trata-se do SUV compacto Yaris Cross, que poderá ser o veículo híbrido mais barato à venda no Brasil, e esse título poderá ser usado para promover ainda mais o modelo, visto que é o único que não possui motor 1.0 3 cilindros turbo.

Dito como o híbrido mais barato do Brasil, possivelmente será também o carro mais barato da Toyota, já que as outras versões do Yaris não são vendidas no país, apesar do hatch ainda ser fabricado, mas destinado à exportação. 

O SUV compacto, como havia dito anteriormente, é o único que não possui uma versão 1.0 turbo, mas outros modelos possuem configurações aspiradas. O Fiat Pulse e o Nissan Kicks Play tem versões com motor aspirado, e irão competir diretamente com o Yaris Cross, confira:


Modelos

Yaris Cross

Kicks Play

Pulse

Comprimento

4,31m

4,31m

4,09m

Largura

1,77m

1,76m

1,77m

Altura

1,61m

1,59m

1,55m

Entre-eixos

2,62m

2,61m

2,53m

Porta-malas

471 litros

432 litros

320 litros

Por serem aspirados, o Kicks Play e o Pulse possuem motores mais fracos em relação às versões turbo. O Nissan, por exemplo, apresenta 113 cv e 15,2 kgfm (etanol) e 110 cv e 14,9 kgfm (gasolina). Já o SUV da Fiat possui 107 cv e 13,7 kgfm de torque (etanol) e 98 cv e 13,2 kgfm de torque (gasolina).

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Divulgação

Em relação às versões mais baratas do Yaris Cross, terão à disposição um 1.5 flex aspirado, de 110 cv e 14,9 kgfm de torque, quando utilizado no etanol. Já na gasolina, o SUV rende 106 cv e 14,3 kgfm de torque, com câmbio CVT de 7 marchas. 

  • Urbano: 8 km/l (Etanol) e 12 km/l (Gasolina)

  • Rodoviário: 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina)


Já na configuração híbrida flex, os números no etanol são de 95 cv e 12,5 kgfm de torque, enquanto na gasolina, são 92 cv e 12,3 kgfm de torque. O motor elétrico gera 80 cv, e a potência combinada é de 110 cv e 14,4 kgfm de torque no total. Abaixo estão os números do consumo da versão híbrida:

  • Urbano: 13 km/l (Etanol) e 19 km/l (Gasolina)

  • Rodoviário: 11 km/l (Etanol) e 16 km/l (Gasolina)

O SUV será lançado no último trimestre de 2025, mas ainda não há um mês exato confirmado. Da mesma forma, os valores do Yaris Cross ainda não foram confirmados pela Toyota.