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Fake News!

Novo Fiat Uno por 30 mil reais é mentira descarada

Tradicional nome no mercado brasileiro, Uno não deverá voltar a ser comercializado, muito menos por 30 mil reais

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Fiat Grande Panda já é vendido na Europa, mas não é "Novo Uno" como apontam sites
Fiat Grande Panda já é vendido na Europa, mas não é "Novo Uno" como apontam sites Foto: Divulgação

Comprar um carro zero km por 30 mil reais e com consumo digno de carro híbrido? É bom demais para ser verdade, certo? Pois é, não é verdade. Nos últimos dias, diversas notícias na internet enganam os leitores sobre o retorno do Fiat Uno ao mercado por cerca de 30 mil reais e com consumos milagrosos. Saiba que é tudo mentira.

Diversos sites mostram imagens do Fiat Grande Panda sob o título de Fiat Uno 2025 ou mesmo Fiat Uno 2026 e enganam o leitor a acreditar que o Uno retornará ao mercado com a nova roupagem.

A única verdade é que o Grande Panda está sim em testes no Brasil. Segundo as informações até o momento, o modelo italiano servirá de base para um novo carro de entrada da Fiat no país, que chegará para substituir Argo e Mobi, porém, ainda é cedo demais para precisar o desenho e se o nome escolhido será Uno ou Grande Panda. As informações iniciais afirmam que a novidade chegará ao mercado em 2026.

Parentesco com o Uno

Fiat Grande Panda de traseira, estacionado, em foto de estúdio, com cenário colorido e pequena árvore ao fundo
Linhas retilíneas da carroceria fazem referência ao Fiat Panda original Foto: Fiat/Divulgação

Tradicionalmente, o Panda (agora maior e chamado de Grande Panda) foi lançado antes do Uno mesmo na Itália e compartilhavam o mesmo conceito de carro urbano, acessível e barato. Na Itália, o Panda se manteve ao longo dos anos, com o Uno saindo de cena em 1995.

O Grande Panda foi apresentado em 2024 na Europa como nova abordagem da Fiat para o segmento de veículos de entrada. Por ser sucessor do Panda, o Grande Panda mantém as linhas quadradas da Fiat na Itália e para o mercado brasileiro, pode lembrar ao icônico Uno, porém, isso não significa o retorno do Uno ao país. 

Uno pode voltar?

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Fiat Uno Ciao marcou a despedida do modelo em 2021 Foto: Divulgação

Até o momento, não há nenhuma informação sobre o nome Uno estar completamente descartado ou confirmado pela Fiat. Porém, como os carros atuais estão muito caros, e o Uno é associado a carro barato, não deve ser provável que a marca retome o nome icônico.

Nos últimos anos, visando rejuvenescer sua frota, a Fiat tirou de linha nomes importantes como Uno, Palio e Siena, e dificilmente devem voltar ao mercado. Dos nomes do passado, atualmente a Fiat do Brasil oferece somente o importado 500e, a picape Strada e os utilitários Ducato e Fiorino.

30 mil reais?

Interior do Fiat Grande Panda em preto com detalhes amadeirados no compartimento do passageiro. Prédio com fachada ondulada em branco e janelas escuras é visto pelo para-brisas e janelas laterais
Interior do Fiat Grande Panda é linear e intuitivo, além de trazer referências do passado da marca Foto: Fiat / Divulgação

Essa talvez seja a parte mais mentirosa das notícias. Em 2010, quando a segunda geração do modelo foi lançada, os preços partiam de R$ 27.350. Quatro anos mais tarde, a série especial College, por exemplo, custava a partir de R$ 33.470.

Em 2021, quando se aproximava do fim da produção, um Uno zero km era vendido por R$ 68.490. Com os itens extras do pacote de despedida Ciao, o Uno chegava a custar R$ 85 mil.

Nos últimos 15 anos, o preço dos carros cresceu por conta da necessidade de mais equipamentos. À época, itens como freios ABS, controles de estabilidade e tração e mesmo airbags não eram necessários por lei nos carros. Hoje, o cenário é totalmente diferente.

Com o lançamento do Grande Panda na Europa, Fiat Uno vai voltar a ser fabricado no Brasil?
Fiat Grande Panda de entrada conta com rodas de ferro e custaria muito mais que 30 mil reais Foto: motorisumotor.it/Reprodução

Esses equipamentos precisam estar incluídos nos carros para que sejam homologados para a venda no mercado brasileiro. Além disso, os motores estão mais modernos e mais caros. O dólar, moeda utilizada para a compra de matéria-prima e equipamentos, por exemplo, está mais caro que em 2010 .

Esses fatores contribuem para o aumento do preço dos carros, bem como o aumento de tecnologia embarcada como central multimídia, luzes de LED e aços de ultra-alta resistência na carroceria, por exemplo. 

O carro mais acessível da Fiat no Brasil é o Mobi, que custa R$ 80.990 no preço de tabela, mas há ofertas que reduzem o preço para R$ 69.975. Ou seja, o dobro do preço milagroso prometido pelas notícias falsas.

Na Itália, o Grande Panda mais básico disponível custa a partir de 18.900 Euros. Convertendo esses valores diretamente, com o Euro a R$ 6,41, o Grande Panda de entrada custaria R$ 121.231,76, quatro vezes mais que o “valor prometido” pelos sites enganadores.

Como é o Grande Panda?

Fiat Grande Panda de lateral, estacionado, em foto de estúdio, com cenário colorido ao fundo
Grande Panda foi projetado no Centro Stile da Fiat, em Turim, na Itália Foto: Fiat/Divulgação

Produzido a partir da plataforma Smart Car da Stellantis, o crossover é equipado com motor a combustão 1.2 turbo e um motor elétrico que substitui o alternador, na configuração híbrida-leve, similar à usada por Pulse e Fastback híbridos. Há também a versão elétrica de 113 cv de potência e 320 km de alcance segundo o ciclo europeu WLTP.

O modelo mede 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57m de altura e 2,54 m de entre-eixos.

A engenharia da Stellantis importou algumas unidades do Grande Panda para realizar testes. Isso não significa que o modelo será de fato vendido por aqui, mas pode indicar uma nacionalização em algum aspecto. Sites especializados em segredos apontam que a plataforma será utilizada pela Fiat para produzir o sucessor de Mobi e Argo.

Algumas das unidades em testes foram flagradas com camuflagem de Citroën C3 para disfarçar o design inicial do projeto.