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Das pistas para as ruas!

Tecnologias automotivas que vieram da Fórmula 1

Alguns equipamentos de segurança de hoje em dia, foram criados para as corridas e adaptados para o uso no dia-a-dia

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Carro de Formula 1 da Alpine
Carro de Formula 1 da Alpine Foto: Alpine/Divulgação

Muito além do entretenimento e da velocidade, a Fórmula 1 é uma vitrine de inovação tecnológica. Por trás das disputas entre pilotos e escuderias, as equipes desenvolvem algumas soluções avançadas que, com o tempo, acabam sendo incorporadas aos carros de passeio

Diversos itens presentes em modelos atuais nasceram nas pistas, onde o desempenho, a segurança e a eficiência são levados ao limite. Veja agora algumas tecnologias que nasceram nas pistas e foram parar nas ruas:


1- Freios ABS

Luz do ABS acesa no painel
Tecnologia dos Freios ABS vem da F1 Foto: Shutterstock / Reprodução

O sistema antibloqueio de freios foi usado inicialmente na F1 para garantir maior controle durante frenagens em alta velocidade. Nas ruas, o ABS passou a equipar carros de passeio como item de segurança essencial, evitando que as rodas travem em pistas molhadas ou escorregadias, e ajudando o motorista a manter o controle do veículo.

2- Aerodinâmica ativa

MP4-12C trazia aerofólio ativo
MP4-12C trazia aerofólio ativo Foto: Divulgação

Asas móveis e elementos que mudam de posição de acordo com a velocidade ou a necessidade de aderência são comuns na F1. Esse conceito chegou aos carros de rua por meio de aerofólios retráteis e entradas de ar ajustáveis, que aumentam a estabilidade e ajudam na eficiência energética.

3- Paddle shifts 

Interior do Fiat Fastback Hybrid Lollapalooza
O Fastback conta com paddle shifts para dar mais dinâmica na condução do carro Foto: Divulgação: Stellantis

O sistema de troca de marchas por borboletas atrás do volante foi criado na F1 para reduzir o tempo das trocas e manter as mãos do piloto sempre na direção. Com o tempo, passou a equipar carros esportivos e, depois, modelos mais acessíveis, oferecendo ao motorista uma condução mais dinâmica.

4- Redução de peso

O cockpit é focado no motorista e tem bancos esportivos, além da tampa do motor ser removível e feita em fibra de carbono
O cockpit da Huracan é focado no motorista e tem bancos esportivos, além da tampa do motor ser removível e feita em fibra de carbono Foto: Divulgação

Na busca por reduzir o peso e aumentar a rigidez dos carros de corrida, a fibra de carbono se tornou essencial na F1. Hoje, esse material aparece em capôs, painéis e estruturas de carros esportivos de luxo, melhorando a relação peso-potência e ajudando a melhorar o consumo de combustível

5- Recuperação de energia

Demonstração dos componentes que funcionam durante o freio regenerativo
Demonstração dos componentes que funcionam durante o freio regenerativo Foto: Reprodução: Mercedes-Benz

O sistema de recuperação de energia cinética, testado inicialmente na Fórmula 1, inspirou tecnologias híbridas nos carros de passeio. A ideia de reaproveitar a energia das frenagens para recarregar baterias é usada em diversos modelos eletrificados atuais, ajudando na autonomia e na eficiência.