x
UAI
VALHALLA

Alonso estreia carro raro de R$ 6,5 milhões da Aston Martin; veja

Esportivo entrega 1.079 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos

Publicidade
Fernando Alonso posa em frente ao esportivo Valhalla, da Aston Martin
Fernando Alonso posa em frente ao esportivo Valhalla, da Aston Martin Foto: Divulgação/Aston Martin

O piloto Fernando Alonso exibiu, nesta sexta-feira (23), o novo esportivo da Aston Martin: o Valhalla. Em Mônaco para a disputa do GP de Fórmula 1 desta semana, o espanhol dirigiu o carro avaliado em 850 mil libras (aproximadamente R$ 6,5 milhões) no circuito de rua do principado. 

O Valhalla é equipado com um motor híbrido V8 4.0 bi-turbo e três propulsores elétricos. A transmissão é de dupla embreagem de 8 velocidades (DCT). O conjunto disponibiliza impressionantes 1.079 cv de potência e 112,1 kgfm de torque. Assim, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h. 

O carro é construído a partir de um monocoque de fibra de carbono, com dois subchassis de alumínio que são acoplados à célula de sobrevivência. O carro todo pesa 1.655 kg, mais que a Ferrari SF90 e menos que o Lamborghini Revuelto, dois supercarros híbridos no mercado.

A demonstração feita por Fernando Alonso foi a primeira feita em público. O veículo foi desenvolvido pela Aston Martin nos últimos 18 meses e contou, inclusive, com participação do veterano espanhol. Segundo a marca, foram fabricadas apenas 999 unidades.  

Design

Design é um dos pontos altos do Aston Martin Valhalla
Design é um dos pontos altos do Aston Martin Valhalla Foto: Divulgação/Aston Martin

A lateral contém recortes e é desenhada para passar uma sensação de velocidade mesmo com o carro parado. Há retrovisores físicos, ao contrário do Valkyrie, o que reflete o foco do Valhalla, que é de ser um supercarro, mas usável em diversas condições, enquanto o “irmão maior” é focado em pistas, apesar de poder trafegar nas ruas.

A traseira é digna dos supercarros modernos. O difusor traseiro elevado lembra os carros de competição e mesmo os de Fórmula 1 produzidos pela Aston Martin. As lanternas são compostas por oito pontos iluminados de cada lado que dão uma ideia de requinte ao carro.

É possível ver o cuidado com a aerodinâmica do modelo nas linhas que cercam o habitáculo. O formato de gota foi usado para projetar a área. Um detalhe interessante é a saída de escapamento posicionada para a parte superior.

Aston Martin Valhalla
Aston Martin Valhalla Foto: Divulgação/Aston Martin

Outro ponto que merece destaque é a asa traseira. Em um primeiro momento a peça não fica à mostra, mas na configuração de pista, a peça emerge eletronicamente para fornecer mais força aerodinâmica e segurar a traseira do supercarro.

Interior

A cabine é inspirada na Fórmula 1 e até a posição de dirigir é próxima da vista nos monopostos, com os pés em uma posição superior. O volante é feito em fibra de carbono e tem formato retangular, painel de instrumentos digital e multimídia também digital, que permite controlar diversas funções de desempenho do veículo, bem como sistema de som e navegação.

 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion