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Como funciona?

Controle de estabilidade: o que é e como funciona?

Conhecido somente como ESP, função está presente em boa parte dos carros mais modernos, se tornando item obrigatório em janeiro de 2024

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O botão do ESP pode ficar localizado no painel, console central ou multimídia
O botão do ESP pode ficar localizado no painel, console central ou multimídia Foto: Imagem/Divulgação

Presente em boa parte dos carros modernos, o controle eletrônico de estabilidade, conhecido pela sigla ESP, é um sistema de segurança ativa que pode fazer a diferença entre manter o carro sob controle ou sofrer um acidente grave.

Seu funcionamento é praticamente invisível para o motorista, mas seu impacto é real e comprovado em estatísticas de segurança viária. O ESP atua quando o veículo perde aderência em curvas ou mudanças bruscas de direção. Sensores monitoram a rotação das rodas, o ângulo do volante, a aceleração lateral e outros parâmetros em tempo real. 

Caso o sistema detecte que o carro está saindo da trajetória ideal, como em casos de derrapagem, ele age de forma automática, aplicando o freio individualmente em uma ou mais rodas e, em alguns casos, reduzindo a potência do motor. Isso ajuda a manter o carro no caminho correto e evita a perda de controle.

Quando o ESP está ativado, uma luz se ascende no painel
Quando o ESP está ativado, uma luz se ascende no painel Foto: Imagem/Divulgação

No Brasil, o controle de estabilidade passou a ser obrigatório para todos os carros novos vendidos a partir de janeiro de 2024, como parte das exigências do Proconve PL7. Os modelos lançados antes desta data tiveram prazos escalonados para se adequar. A medida visa tornar as ruas mais seguras.

Alguns estudos indicam que o ESP pode reduzir em até 40% os acidentes causados por perda de controle do veículo. Em países da Europa, onde o uso do sistema já é muito utilizado, houve queda significativa nos índices de colisões e capotamentos. Por isso, o ESP se tornou um dos recursos de segurança mais importantes já criados.