Buscando mais segurança, redução da temperatura interna e principalmente privacidade, é comum que muitos brasileiros adotem as películas escurecidas para ter mais paz dentro do trânsito, especialmente em veículos muito chamativos ou que transportam pessoas importantes. A Toyota quer resolver esse problema instalando vidros eletrocrômicos nas portas de seu carro mais caro.
A tecnologia de vidros eletrocrômicos é bem popular no meio automotivo, mas é frequentemente utilizada em retrovisores e até tetos panorâmicos, mas em vidros de janelas, sua aplicação ainda é rara.
O novo Century, modelo ultra luxuoso da Toyota conta com porta traseira deslizante, bancos que podem se tornar cadeiras e reclinar e até um modo de condução focado no conforto dos passageiros traseiros. Entre as tecnologias apresentadas pelo SUV estão os vidros traseiros que oferecem três modos de visão.
Há a opção de transparência máxima, uma opção intermediária e uma terceira configuração de opacidade máxima, evitando que o lado exterior seja visto, mas ainda assim passando iluminação para a cabine.
A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa chamada AGC, que afirma que essa é a primeira aplicação de vidros eletrocrômicos em portas automotivas. A companhia declarou que o sistema passou por variados testes para certificar que o sistema se manterá robusto e funcionando após o acionamento dos elevadores que descem e sobem os vidros.
Como funciona o vidro eletrocrômico?
Segundo a AGC, uma fina película com “material especial” é aplicada ao vidro do veículo. Essa película contém partículas em forma aleatória para evitar a passagem de iluminação e impedem a visão externa. Quando uma determinada voltagem é aplicada, as partículas são reorganizadas e deixam o vidro transparente.
Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, com as películas geralmente na cor preta, o sistema deixa os vidros do Century na cor branca. Segundo a Toyota, isso dá aos passageiros do SUV de luxo a sensação de “estar sentado em um ambiente de estilo japonês”.
Apesar dessa frase no marketing, o Toyota Century só é vendido oficialmente no Japão e na China.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!