x
UAI
modelo importante!

Volkswagen confirma inédita picape Tukan com cor Amarelo Canário

Novidade terá ambições globais e foi projetada e desenvolvida no Brasil; marca quer voltar a produzir modelos coloridos

Publicidade
Primeira imagen da Tukan mostra apenas porta traseira, coluna C e santantônio
Primeira imagen da Tukan mostra apenas porta traseira, coluna C e santantônio Foto: Divulgação

Após anunciar a retomada do patrocínio às seleções de futebol do Brasil, a Volkswagen deu um importante passo para o futuro e anunciou a picape Tukan. O modelo ainda não teve detalhes confirmados, mas tem ambições e promete iniciar uma nova fase da marca no Brasil.

Segundo o comunicado oficial, a picape Tukan traduz “identidade, intenção e significado”. Para Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil, a Tukan marcará uma virada estratégica da marca.

“Como brasileiro, não encontro outra palavra a não ser ‘orgulho’ para descrever este momento. A Tukan simboliza uma virada estratégica para a nossa marca no Brasil e reforça o papel estratégico do País no desenvolvimento de veículos da Volkswagen, valorizando a nossa engenharia, nossas pessoas e a nossa capacidade local de criar produtos com relevância regional e vocação global”, afirmou o CEO.

Cor amarela será destaque

Tukan foi revelada usando o Canarinho da Seleção Brasileira como estrela do comercial
Tukan foi revelada usando o Canarinho da Seleção Brasileira como estrela do comercial Foto: Divulgação

Anunciada aos jornalistas após a oficialização da parceria entre Volkswagen e CBF para os anos de 2026 e 2027, a marca aproveitou a relação com a confederação para usar o Canarinho, mascote da instituição, para apresentar um ‘teaser’ importante, o retorno da cor amarela, mais precisamente o tom Amarelo Canário, que fará sua estreia na Tukan.

A cor amarela esteve presente em modelos importantes da Volkswagen, porém, nos últimos anos a aparição mais recente aconteceu no Polo, lançado com a cor Amarelo Kurkuma, ostentada por pouquíssimas unidades.

Garagem Volkswagen
Volkswagen Polo na cor de lançamento Amarelo Kurkuma; cor não foi oferecida ao público geral Foto: Divulgação/Volkswagen

No passado, Fusca, Brasília, Passat, SP, Saveiro, Golf, Gol, New Beetle, CrossFox e Fox já ostentam a cor. Com a Tukan, a cor Amarelo Canário foi pensada para simbolizar a conexão com o passado da marca, mas também simbolizar ousadia e emoção.

“A definição da cor para o lançamento de um projeto inédito, como a nova picape Volkswagen Tukan, vai muito além da estética. A cor traduz propósito, reforça a identidade do produto e se conecta diretamente com o perfil e as expectativas do cliente e na Volkswagen, essa escolha é tratada com sensibilidade, garantindo que cada detalhe contribua para uma experiência marcante”, afirma Telma Blasquez, gerente de CMF (Color, Materials and Finishing) da Volkswagen do Brasil.

Tukan lembra Brasil

Na Volkswagen, boa parte dos SUVs possuem seus nomes iniciando sempre na letra T (T-Cross, Tera, Taos). Embora seja uma picape, a Tukan também tem seu nome iniciado em T. Embora esse detalhe possa adiantar características sobre o produto, a explicação oficial pelo nome é outra.

“O objetivo era encontrar um nome único, curto e forte, capaz de dialogar com diferentes culturas, soar bem em diversos idiomas e refletir a missão do produto desde sua origem”, explica Fernando Silva, diretor de Marketing e Vendas da Volkswagen do Brasil.

“E assim chegamos a Tukan, um nome que carrega identidade, exclusividade e conexão com a nossa região. Ele nasce inspirado em elementos da nossa fauna local, como o tucano, uma ave nativa das Américas, única,  reconhecida pela presença marcante e pelas cores vibrantes, e traduz exatamente o que este projeto representa para a Volkswagen: um produto único, com personalidade clara e pensado para se destacar na nossa região”, completa Fernando.

O que sabemos sobre a Tukan

Flagra do Volkswagen Tukan
Volkswagen Tukan chega em 2027 Foto: Reprodução/Placa Verde

Oficialmente batizada de Tukan, a picape da Volkswagen já roda em testes e com bastante camuflagem nas ruas, tendo sido flagrada sob carroceria de Virtus e Tiguan em mulas de teste. 

Programada para chegar às concessionárias em 2027, a Volks confirmou que a picape será produzida em São José dos Pinhais. Isso confirma os rumores de que o utilitário usará a plataforma MQB A0, a mesma de Virtus e T-Cross, também produzidos na planta paranaense.

Há a possibilidade de que a picape seja o primeiro modelo híbrido-leve flex da marca no país. Rumores apontam que o sistema utilizará o propulsor 1.5 eTSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Segundo Marlos Ney Vidal do Autos Segredos, a picape monobloco da Volks usará sistema de suspensão traseira de eixo rígido com molas semi elípticas, o tradicional feixe de molas. Esse sistema garante robustez e capacidade de carga elevada e é utilizado pela Fiat Strada, picape líder de mercado

Inicialmente, a picape deve contar somente com versões de carroceria quatro portas, mas opções de apenas duas portas não estão descartadas. É preciso considerar que a Tukan deverá substituir a veterana Saveiro, e os compradores da picape pequena precisam de um veículo de apenas duas portas.