O fim de 2025 ainda reserva lançamentos importantes para a indústria automotiva global. Entre os modelos mais aguardados está a nova Toyota Hilux, mas a Nissan espera ofuscar a rival japonesa com a nova geração da sua picape Navara/Frontier.
Segundo o portal sul-africano Carmag, a nova geração da Navara (vendida em diversos mercados como Frontier) será apresentada globalmente no dia 19 de novembro. Curiosamente, a imprensa da Tailândia afirma que a nova Hilux será revelada dias mais tarde, no dia 28, durante o Salão do Automóvel tailandês.
A Nissan aposta no desenvolvimento de novos veículos como a sua principal estratégia de recuperação financeira. Após lançar uma exclusiva da Frontier para a China, N7, Leaf e Micra elétricos, além do Sentra renovado nos Estados Unidos, será a vez da variante global da Frontier ser revelada.
Vale ressaltar que atualmente existem três gerações da Frontier ao redor do mundo. O modelo vendido no Brasil é a versão global da picape, em comercialização desde 2014, e que utiliza o código D23.
Nos Estados Unidos, a Frontier é completamente diferente e utiliza uma plataforma exclusiva. Desde 2021, o modelo norte-americano tem um visual diferente, é maior e utiliza motor V6 a gasolina, mais potente que o modelo global.
Em 2025, a Nissan apresentou a Frontier Pro no mercado chinês e é baseada no modelo chinês Dongfeng Z9, e tem entre seus principais destaques a motorização híbrida plug-in, sem deixar de lado a opção diesel.
O que esperar da nova Frontier?
Segundo o portal, a nova geração da Nissan Frontier/Navara será baseada na Mitsubishi Triton. Os rumores sobre essa união de forças para criar uma picape existem desde 2020, e considerando a aliança entre Renault-Nissan-Mitsubishi, o movimento é lógico.
Caso a Nissan opte por manter os motores Mitsubishi, a nova Frontier terá opções de motores 2.4 a gasolina (132 cv), turbo diesel (184 cv) e bi-turbo diesel (204 cv). Além disso, a expectativa fica por conta de um visual completamente renovado, tanto no interior quanto no exterior.
Modelo pode não vir ao Brasil
A partir deste mês de abril, a Frontier vendida no Brasil é importada do México, após o fim da produção da Nissan na fábrica de Córdoba, na Argentina. A tendência é que o modelo atual seja mantido em produção, mas com uma atualização visual e a nova geração seja exclusiva para mercados da Ásia e da África.
No Brasil, a Mitsubishi Triton é produzida pela HPE Automotores em Catalão (GO), sem nenhuma relação com a operação da Nissan no país.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!