O mundo automotivo está complexo nos últimos anos. Por conta da eletrificação e corte de custos, é cada vez mais comum o compartilhamento de plataformas e componentes. Renault e Nissan são parceiras de longa data, e o novo modelo da marca japonesa, o Micra, nada mais é que um Renault com uma roupagem diferente.
O novo Micra chega à sua sexta geração como um veículo totalmente elétrico, compartilhando toda sua estrutura com o Renault 5 E-Tech, mas ganhando um visual exclusivo na dianteira e traseira, para remeter ao Micra de gerações anteriores.
Pensado para o mercado europeu, o Micra não teve suas dimensões oficializadas. Segundo a marca, o modelo tem menos de 4 metros de comprimento e menos de 1,8 m de largura. O entre-eixos foi confirmado em 2,54 metros e o porta-malas terá 326 litros de volume.
A Nissan até conseguiu mudar bastante o visual do Micra para esconder as raízes francesas. Os faróis contam com luzes de DRL que formam um círculo. Muitos podem apontar semelhança com o Mini Cooper, mas a Nissan certamente irá apontar a inspiração no Micra de terceira geração. O farol em si não é circular, e os projetores de LED ficam em uma faixa que corta o círculo.
A lateral conta com um vinco abaixo dos vidros, e um acabamento cromado na junção entre vidro e teto. O destaque fica para os acabamentos plásticos nas portas e a maçaneta traseira oculta, posicionada ao lado do vidro. Esse recurso é uma herança da plataforma AmpR Small, e também está presente no Renault 5.
Na traseira o visual segue o estilo da dianteira e as lanternas também são em formato circular, em uma interpretação minimalista. Vale destacar o vidro traseiro, que parece ser bem pequeno.
Internamente, o Micra não esconde as origens da Renault. O desenho é idêntico ao do irmão francês, tendo apenas as cores alteradas, e nesse caso, o tom azulado do estofamento orna mais com a cor de lançamento. Outro detalhe interessante é que o Micra oferece um “easter-egg”. No console central está a ilustração do Monte Fuji.
O Micra será vendido em duas versões, a de entrada contará com 122 cv de potência e baterias de 40 kWh de capacidade, o suficiente para fazer o modelo percorrer 308 km com uma carga completa, segundo o padrão WLTP.
A versão topo de linha terá 150 cv de potência e baterias de 52 kWh de capacidade, o suficiente para ampliar a autonomia em 100 km, totalizando 408km. A recarga de 15 a 80% leva 30 minutos em carregadores de 100 kW.
A Nissan não divulgou os preços do novo Micra, que só deve ter essa informação revelada no último trimestre, quando o modelo deverá chegar às lojas europeias. A expectativa é que ele seja um pouco mais caro que o Renault 5, que parte de 25 mil euros (R$ 160 mil)
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!