A Honda apresentou oficialmente nesta quinta-feira (16) o SUV compacto WR-V, que chega posicionado como SUV de entrada da marca japonesa. Com preços de R$ 144.900 e R$ 149.900, o modelo chega com estratégia agressiva e quer se tornar referência no segmento.
3 anos após a revelação global na Índia, o Honda WR-V finalmente chegou ao Brasil. Totalmente diferente do WR-V vendido entre 2017 e 2022, que era baseado no Honda Fit, o novo modelo utiliza a plataforma Global Small Car, já utilizada pelo City.
Em termos visuais, o WR-V se destaca pela linha de cintura bem elevada e dianteira chapada, o que dá ao modelo uma sensação de robustez e tamanho. Os faróis são finos e trazem assinatura em LED que também faz a função de luz de seta. A iluminação é em LED para o DRL, faróis alto e baixo.
Na traseira, o design da Honda aposta em lanternas de dois elementos, com formato de bumerangue na parte que vai até a lateral do veículo, enquanto a parte central é horizontal e é conectada por uma barra com iluminação em LED.
A cabine traz elementos já conhecidos do City (como os bancos e volante), mas também inova com saídas de ar horizontais, ar-condicionado digital e automático, retrovisores com ajustes e rebatimentos elétricos, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia de 10 polegadas com design flutuante, câmera de ré e duas portas USB tradicionais.
Na versão EXL, a topo de linha, o WR-V ganha carregador de celular sem fio, bancos com revestimento em couro. Independente das versões, o modelo traz partida por botão, mas freio de estacionamento manual tradicional.
Os bancos traseiros são bi-partidos (60/40) e podem ter o encosto rebatido, mas não contam com o sistema magic seat. Os ocupantes traseiros terão saídas de ar-condicionado central, mas somente a versão EXL traz apoio de braço com porta-copos.
As dimensões do WR-V são de 4,32 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,65 m de altura e 1,79 m de altura. O porta-malas possui 458 litros de capacidade.
Honda aposta em segurança
Em termos de segurança, o novo Honda WR-V é equipado de série com seis airbags (frontais, laterais, cortina), assistente de partida em rampa, além de freio ABS e controles de tração e estabilidade, obrigatório por lei.
Um dos destaques fica por conta do pacote de segurança ativa Honda Sensing, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem para mitigação de colisão, assistente de permanência em faixa, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.
Motor 1.5 do City e HR-V
Se o SUV é inédito no Brasil, debaixo do capô a Honda apostou em uma solução caseira e já conhecida. O motor é o tradicional 1.5 flex aspirado de 126 cv (independente do combustível) e torque de 15,8 kgfm com etanol ou 15,5 kgfm com gasolina. A transmissão também manteve a configuração automática do tipo CVT com trocas de marchas por borboletas atrás do volante.
Segundo a Honda, esse conjunto é capaz de médias de consumo de 8,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, as médias sobem para 12 km/l na cidade e 12,8 km/l em ciclo rodoviário.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a suspensão traseira é do padrão eixo de torção. Ambas as versões contam com o mesmo jogo de rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/55 94V. Além disso, o estepe temporário é do tipo ‘fininho’ e tem medida 145/90 D16.
Diferença entre versões
Com preços muito próximos - R$ 144.900 na versão EX e R$ 149.900 na versão EXL - as duas variantes do Honda WR-V não apresentam grandes mudanças. O visual é basicamente o mesmo, mas a versão de entrada perde as barras longitudinais no teto e os faróis de neblina.
No interior, a versão EX fica devendo conexão com o myHonda Connect, carregador sem fio e apoio de braço central no banco traseiro. Além disso, o estofamento dos assentos é em tecido, e não em couro como é na opção topo de linha.
O modelo entre em pré-venda a partir do dia 17 de outubro, mas as vendas regulares do SUV estarão disponíveis a partir do dia 12 de novembro nos concessionários Honda.
Segundo a marca, quem realizar a pré-venda terá direito a condições especiais de seguro e consórcio pelo Banco Honda, e quem realizar test drive irá concorrer a brindes da Honda Collection e voucher de viagem no valor de R$ 50 mil.
Serão até sete opções de cores: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Azul Cósmico e Cinza Basalto (metálicas), Branco Topázio, Preto Cristal e Azul Aurora (perolizadas).
- Acompanhe o VRUM também noYouTube e no Dailymotion!