A Renault iniciou oficialmente a produção do Boreal em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), marcando o começo global da fabricação do novo SUV. Revelado em julho em São Paulo, o Boreal é o segundo modelo global produzido no país, ao lado do Kardian dentro da estratégia internacional da marca para o ciclo 2024-2027. O veículo será exportado para 17 países da América Latina.
O investimento para desenvolver e fabricar o Boreal foi de R$ 2 bilhões, parte de um total de R$ 5,1 bilhões que a Renault destinou ao Brasil entre 2021 e 2025. O modelo é considerado o SUV mais tecnológico já produzido pela marca no país, reforçando o papel da fábrica paranaense como referência em inovação.
O início da produção do Boreal no país, representa mais um marco na estratégia global da Renault, consolidando o papel do Brasil como um dos principais pólos de inovação e exportação da marca.
A planta é a única da América Latina reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por aplicar recursos como inteligência artificial, impressão 3D, gêmeos digitais e veículos autônomos guiados.
Além da tecnologia de produção, o complexo também se destaca em sustentabilidade, já que é autossuficiente em energia elétrica limpa (energia solar) e mantém 40% de sua área coberta por mata atlântica preservada. Desde 2016, a unidade também é certificada como “Aterro Zero”, reafirmando o compromisso ambiental da Renault.
Sobre o Boreal
Com 4,56m de comprimento e 1,84m de largura, o Boreal combina proporções equilibradas e um visual robusto, com capô alto e assinatura luminosa em LED que reforça a identidade visual da marca. O interior é inspirado nos elétricos Renault 5 e 4 E-Tech, trazendo o painel duplo openR, formado por duas telas de 10 e 10,1 polegadas, além de um sistema de som premium Harman Kardon.
O SUV é o primeiro modelo produzido no Brasil com o sistema Google Automotive Services integrado, oferecendo conectividade avançada e até 24 sistemas de assistência ao motorista. Equipado com motor 1.3 turbo flex de 163 cv e 27,5 kgfm de torque. Possui câmbio automático de 6 marchas de dupla embreagem, e dessa forma, o Boreal promete unir eficiência, desempenho e sofisticação.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion