A Renault apresentou nesta quinta-feira (10) o inédito SUV médio Boreal, seu novo modelo no mercado brasileiro, que será vendido até o fim do ano e promete ampliar as vendas da marca, que passará a atuar em um segmento mais requintado do que o tradicional.
O Boreal chega como segundo modelo do International Gameplan 2027. Esse plano tem como objetivo mudar a forma como a Renault é vista nos mercados fora da Europa e teve o Kardian como primeiro produto. O objetivo passa por oferecer veículos com mais qualidade e percepção de valor agregado.
Fruto de um investimento de 2 bilhões de reais, o Boreal será o Renault mais luxuoso, caro e tecnológico já produzido no Brasil.
Visual de picape
Apesar de inédito, o Boreal teve boa parte de suas linhas adiantadas pela picape-conceito Niagara, apresentada em 2023, justamente durante a revelação do plano citado acima e logo após a primeira aparição do Kardian.
O conjunto óptico dianteiro e traseiro é o mesmo visto na picape, mas o SUV conta com elementos retangulares na grade e uma parte em preto brilhante. Até o momento, esses recursos são exclusividade do Boreal, mas podem aparecer na picape futuramente.
Na lateral, o destaque fica por conta dos arcos de roda pronunciados e com acabamento plásticos, também presente na base das portas, onde possui detalhes prateados e pelas rodas de 19 polegadas pintadas de preto brilhante com acabamento diamantado.
Como os demais SUVs do mercado, o Boreal conta com teto preto, dando o chamado “biton” que os departamentos de design e marketing adoram, e uma peça plástica prateada atrás do vidro da coluna C, que contribui para a sensação de comprimento da novidade.
Na traseira, o destaque fica por conta das finas lanternas de LED com acabamento cristalino. O design parece ser o mesmo visto na picape e conversa diretamente com modelos europeus da Renault como Scenic e Symbioz. Diferente dos demais SUVs recém-lançados, a marca optou por uma abordagem mais tradicional nas lanternas, e não instalou uma barra iluminada interligando as peças.
Os vincos presentes abaixo das lanternas e na tampa do porta-malas dão elegância à área, mas o posicionamento das luzes de ré - na parte inferior do para-choque - pode causar alguns problemas.
No geral, o Boreal mede 4,56 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,65 m de altura. O porta-malas conta com 522 litros de capacidade.
Interior confortável e luxuoso
A Renault sabe que o cliente do segmento C-SUV prioriza conforto interno e o Boreal estará condizente com essa proposta, pelo menos na versão topo de linha, que não teve o nome revelado.
O Renault Boreal conta com painel de instrumentos digital de 10”, mesmo tamanho da central multimídia, que traz integração com os serviços da Google já nativos, podendo inclusive ser comandada por voz e ter aplicativos instalados. Esse será o primeiro veículo a contar com os serviços conectados da Google a ser produzido no Brasil.
A marca francesa explica que a inspiração para o desenho interior veio dos modelos elétricos na Europa (R5 e R4), e é possível notar o padrão.
Tudo é muito bem montado e com materiais de grande qualidade. Há couro sintético e material macio ao toque nas portas dianteiras. A parte superior do painel também conta com o chamado soft-touch.
Há luzes de LED (com 48 opções de cores) pela cabine que podem ser configuradas pelo sistema multi-sense e também um acabamento plástico com grafismos diagonais que em certo momento exibe o logotipo da marca francesa.
O volante é mais “quadrado” que o comum, mas mantém os comandos de painel e sistema ADAS como os demais carros da marca, bem como o comando planetário do sistema de som, que é o mesmo do Megane francês.
Os bancos são todos revestidos em couro ecológico, e no modelo de apresentação estavam com a coloração azul. Os ajustes são elétricos e o motorista conta com opção de massagem.
A parte dianteira da cabine conta ainda com ar-condicionado digital de duas zonas, duas portas USB-C, carregador de celular por indução, porta-copos oculto e um grande porta-objetos refrigerado.
Na parte traseira, o espaço é satisfatório. Há bastante espaço para a cabeça e mesmo com 1,79 de altura e o banco dianteiro todo para trás, minhas pernas não encostaram no banco à frente.
Os ocupantes traseiros contarão com muita iluminação, especialmente em dias ensolarados, já que o Boreal oferece teto solar panorâmico.
O sistema de som do Boreal merece ser destacado, já que é assinado pela Harman Kardon, que fornece equipamentos para a BMW, por exemplo, e conta com 10 alto-falantes. Em uma rápida demonstração foi possível comprovar a qualidade do conjunto.
Motor já conhecido
Debaixo do capô do Boreal está o motor 1.3 TCe de 165 cv e 27,5 kgfm de torque máximo. Esse motor foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e já equipa Duster e Oroch. No novo SUV, a novidade fica por conta da caixa de câmbio automatizada EDC de seis velocidades com dupla embreagem úmida, um conceito similar ao utilizado pelo Kardian.
Ao serem questionados sobre opção de motor híbrido, os executivos da marca informaram que no primeiro momento, o foco é oferecer o SUV na configuração que o mercado mais se interessa. Dos principais rivais do Boreal, o Jeep Compass não oferece mais essa opção eletrificada, enquanto no caso do Toyota Corolla Cross, o mix de vendas é de menos de 20%.
De qualquer forma, a plataforma RGMP permite motorização híbrida leve e tradicional, e até mesmo tração integral, mas o Boreal chegará somente com motor a combustão e tração dianteira.
No cofre do motor, vale destacar os braços pantográficos que suportam o capô, a manta acústica e o bom acabamento do cofre do motor, que na unidade apresentada (pré-série) tinha pintura e até tratamento com verniz por todo o cofre.
Foco em segurança
O Boreal conta com até 24 sistemas avançados de assistência ao condutor. A marca não divulgou todo o pacote, somente os pontos principais, que são:
Assistência de condução ativa: combina o regulador de velocidade adaptativo inteligente (ACC) ao sistema ativo de centralização em faixa, permitindo que o veículo se mantenha na pista com uma distância segura do carro à frente, de forma contínua e suave, mesmo em engarrafamentos.
Assistente de manutenção de faixa de emergência (e-LKA): Atua em situações críticas, como no caso de risco de sair da faixa, presença de um veículo vindo no sentido inverso ou detecção de ultrapassagem perigosa. O sistema alerta o motorista e mantém o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.
Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE): Utiliza radares laterais traseiros para detectar veículos se aproximando da traseira. Quando um veículo se aproxima, é emitido um alerta luminoso e sonoro para os ocupantes.
A quantidade de airbags não foi divulgada, mas o Kardian conta com 6 airbags de série.
O Boreal oferece ainda visão 360°, cortesia das quatro câmeras instaladas ao redor do veículo. Combinados com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o Boreal pode estacionar de forma autônoma graças à função Hands-Free Parking.
Quando chega?
A Renault não divulgou preços, versões, nem mesmo uma data exata para a chegada do Boreal ao mercado. A chegada do SUV médio às lojas acontecerá ainda em 2025.
Além do Brasil, o Boreal também será produzido na Turquia. Ao todo, a Renault pretende oferecer seu novo modelo em 71 países. Os preços devem ficar na casa dos 170 a 220 mil reais, que é a faixa em que se enquadram Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, principais rivais do Boreal.
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