Pela primeira vez no Brasil, um caminhão totalmente elétrico percorreu mais de 250 km transportando 27 toneladas de carga entre o Porto de Santos e Paulínia (SP), incluindo a subida da desafiadora Serra da Anchieta. O modelo utilizado foi o Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, em uma operação conjunta entre a Syngenta e a transportadora Gelog.
O teste, além de demonstrar a viabilidade de veículos pesados elétricos em rotas complexas, reforça a estratégia de logística verde no país. Segundo Alessandra Gamero, Diretora de Logística Integrada da Syngenta, a experiência une tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental. Ronaldo Vaciloto, Gerente de Transporte da empresa, acrescenta que o Brasil tem vantagem por sua matriz elétrica majoritariamente renovável, ampliando o impacto positivo da operação.
A iniciativa também está alinhada às metas globais de ESG da Syngenta, que incluem a redução de 38% das emissões de CO? até 2030. Para a Gelog, responsável pelo caminhão, investir em soluções inovadoras é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de cargas no país.
O mercado brasileiro de caminhões elétricos deve crescer 25,6% ao ano entre 2025 e 2031, segundo levantamento da Fenatac/Gigantes Elétricos, e operações pioneiras como esta funcionam como vitrine para adoção em larga escala, com potencial de redução de até 76,5% nos custos operacionais em comparação aos modelos a diesel.
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