x
UAI
transporte verde

Caminhão 100% elétrico realiza transporte inédito de carga pesada no Brasil

Operação entre Santos e Paulínia reforça viabilidade técnica de modais elétricos e avanço da logística sustentável no país

Publicidade
Sany Irmen Electric Tractor SE 437
Sany Irmen Electric Tractor SE 437 Foto: Divulgação/Syngenta

Pela primeira vez no Brasil, um caminhão totalmente elétrico percorreu mais de 250 km transportando 27 toneladas de carga entre o Porto de Santos e Paulínia (SP), incluindo a subida da desafiadora Serra da Anchieta. O modelo utilizado foi o Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, em uma operação conjunta entre a Syngenta e a transportadora Gelog.

O teste, além de demonstrar a viabilidade de veículos pesados elétricos em rotas complexas, reforça a estratégia de logística verde no país. Segundo Alessandra Gamero, Diretora de Logística Integrada da Syngenta, a experiência une tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental. Ronaldo Vaciloto, Gerente de Transporte da empresa, acrescenta que o Brasil tem vantagem por sua matriz elétrica majoritariamente renovável, ampliando o impacto positivo da operação.

A iniciativa também está alinhada às metas globais de ESG da Syngenta, que incluem a redução de 38% das emissões de CO? até 2030. Para a Gelog, responsável pelo caminhão, investir em soluções inovadoras é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de cargas no país.

O mercado brasileiro de caminhões elétricos deve crescer 25,6% ao ano entre 2025 e 2031, segundo levantamento da Fenatac/Gigantes Elétricos, e operações pioneiras como esta funcionam como vitrine para adoção em larga escala, com potencial de redução de até 76,5% nos custos operacionais em comparação aos modelos a diesel.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!