O Grupo Renault está preparando uma atualização importante para a linha Dacia na Europa, e o novo Sandero híbrido 2026 surge como o destaque da renovação. A novidade não apenas marca o início da eletrificação dos compactos da marca francesa, mas também pode indicar o caminho que o Renault Kardian seguirá no Brasil nos próximos anos.
O visual do Sandero será completamente reestilizado, adotando nova grade dianteira, faróis e lanternas de LED com assinatura em estilo pixel, além de para-choques redesenhados. Por dentro, o hatch passará a contar com central multimídia de 10 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, volante multifuncional e painel digital, deixando o modelo mais alinhado com as tendências do segmento B europeu.
A grande novidade, no entanto, está sob o capô. O Sandero 2026 estreará um sistema híbrido composto por motor 1.8 a gasolina combinado a dois motores elétricos e uma bateria de 1,4 kWh, entregando 155 cv e 17,3 kgfm de torque. O conjunto é gerenciado por um câmbio multimodal, com quatro marchas para o motor a combustão e duas para os propulsores elétricos, permitindo funcionamento totalmente elétrico em baixas velocidades e eficiência aprimorada em uso urbano.
Embora ainda não haja confirmação oficial, a arquitetura utilizada no Sandero híbrido é a mesma da plataforma CMF-B, compartilhada com o Renault Kardian, fabricado em São José dos Pinhais (PR). Isso abre caminho para a adoção do mesmo sistema híbrido no SUV brasileiro, que estreou este ano apenas com o motor 1.0 turbo flex de 125 cv.
Caso o projeto avance, o Kardian híbrido poderá se tornar o primeiro SUV compacto eletrificado nacional da Renault, posicionando-se acima das versões convencionais e mirando rivais como o futuro Toyota Yaris Cross Hybrid e o VW Nivus híbrido.
Por ora, o lançamento do Sandero híbrido europeu está previsto para o primeiro semestre de 2026, enquanto no Brasil, a Renault ainda avalia a viabilidade da eletrificação local — decisão que dependerá da demanda e da evolução das políticas de incentivo a veículos de baixo consumo.
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