O mercado automotivo de setembro foi marcado pelo retorno da Strada à liderança das vendas de zero km e com a grande escalada do Volkswagen Tera no ranking de vendas. Pela primeira vez desde março, a picape da Fiat voltou a ser o modelo líder das vendas, com 13.876 unidades vendidas, superando o Polo e suas 10.647 unidades vendidas.
Sobre o Volkswagen Tera, o principal lançamento da marca alemã saltou da 19ª posição em setembro para a sexta posição no ranking de vendas. As 7.610 unidades vendidas no mês anterior fizeram o Tera alcançar o topo do segmento de SUVs em apenas quatro meses de vendas.
Entre Volkswagen Polo e Tera ficaram posicionados Fiat Argo (9.484), Hyundai HB20 (8.796) e Volkswagen Saveiro (8.154). Em setembro, o Toyota Corolla Cross manteve a boa fase nas vendas com 7.282 carros emplacados no mês. Esse deve ser o último mês de vendas elevadas do Corolla Cross, uma vez que a produção do modelo será impactada pelos danos causados na fábrica de motores da marca japonesa.
Vale destacar também o bom desempenho do Renault Kwid, que ao vender 5.439 unidades superou seu principal rival, o Fiat Mobi (4.741).
Entre os elétricos, o líder de vendas foi novamente o BYD Dolphin Mini, que teve 3.392 unidades emplacadas, aparecendo logo à frente do híbrido BYD Song (Pro, Plus e Premium somados).
Entre os destaques negativos de setembro estão Volkswagen Amarok, com apenas uma unidade emplacada e os Peugeot 208 e 2008, que emplacaram, respectivamente, 879 e 668 carros cada.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion