x
UAI
Dificuldades!

Toyota: produção de Corolla e Corolla Cross só deve retornar em 2026

Vendas dos principais modelos da fabricante japonesa ficará restrita aos modelos em estoque nas concessionárias

Publicidade
Toyota Corolla GLi Hybrid 2026
Toyota Corolla GLi Hybrid 2026 Foto: Divulgação/Toyota

A fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) foi atingida por um forte vendaval nesta semana. A fabricante divulgou que a estrutura de sua fábrica de motores sofreu danos estruturais significativos e ainda não tem previsão para voltar a produzir. Entretanto, o site Auto Data afirma que as atividades da Toyota no Brasil só serão retomadas no ano que vem.

A planta de Porto Feliz é responsável pela produção de motores para Corolla, Corolla Cross e para as unidades de Yaris que são produzidas para exportação. Como a Toyota não trabalha com estoque de peças sobressalentes, não haverá motores o suficiente para manter as linhas em funcionamento.

De acordo com Manoel Neres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, a previsão é que a fábrica de motores só volte a funcionar em 2026, no mais tardar em fevereiro. Até lá, os concessionários da marca terão somente os carros de estoque ou então Hilux, SW4 e Hiace, importados da Argentina.

Interior da fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP)
Interior da fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) Foto: Reprodução/Redes Sociais

Empregos não serão afetados

Segundo Neres, os empregos dos funcionários da Toyota estão garantidos. Sindicato e fabricante se reuniram na última quarta-feira (24) e ficou acordado que até 30 de setembro os funcionários ficarão em casa e terão desconto no banco de horas. A partir de 1º de outubro haverá 20 dias de férias coletivas, e então haverá layoff de 60 a até 150 dias.

“Posso dizer que o acordo foi ótimo, pois além de manterem seus empregos os trabalhadores que recebem até R$ 4,5 mil ainda terão 100% dos seus salários e, acima disso, haverá tabela com reposição de 80% a 90% do valor”, contou Neres, cujo sindicato representa oitocentos operários em Porto Feliz.

Em Sorocaba, o sindicato dos metalúrgicos da região, representado por Leandro Soares, afirmou que o acordo para a manutenção dos empregos será o mesmo.

Yaris Cross adiado

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Toyota/Divulgação

Além da suspensão da produção de Corolla e Corolla Cross, o principal lançamento da Toyota em 2025 teve de ser adiado. O SUV compacto Yaris Cross seria apresentado no último trimestre deste ano, mas por conta dos danos na fábrica de motores, seu lançamento está suspenso. Ainda não há uma previsão para lançamento.

Até o momento, a última posição oficial da Toyota foi emitida no dia 23 de setembro:

“A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades.


Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.”