x
UAI
Muito luxo!

Subsidiária da Toyota pode ganhar novos modelos e se tornar global

Rumores indicam possível expansão da linha de luxo com uma minivan e um modelo coupé como principais novidades

Publicidade
A Century terá um sedan de alto luxo
A Century terá um sedan de alto luxo Foto: Toyota Century/Divulgação

A Toyota comentou sobre o futuro da submarca Century após divulgar um teaser misterioso que será revelado em 13 de outubro, antes do Japan Mobility Show 2024. A ação levantou a possibilidade de que a Century, até então limitada a sedans e SUVs de alto luxo na Ásia, possa se tornar uma marca global e independente, semelhante ao que aconteceu com a Lexus.

O detalhe que mais chamou atenção foi a forma como a logo da Century apareceu com o mesmo destaque que Toyota, Lexus, Gazoo Racing e Daihatsu no material oficial. O presidente Akio Toyoda reforçou a importância da divisão ao afirmar que o “Century pertence ao centro”, sinalizando que a marca pode ganhar mais autonomia.

Além do sedan, uma minivan e um SUV também estão no projeto
Além do sedan, uma minivan e um SUV também estão no projeto Foto: Toyota Century/Divulgação

Nas redes sociais japonesas, especulações apontam que novos formatos devem ampliar o portfólio. Entre os mais comentados estão um coupé de duas portas e uma minivan de alto luxo que teriam como principal missão, competir diretamente com modelos de referência da Rolls-Royce e superar a Lexus.

O sedan Century original, lançado em 1967 e com apenas duas mudanças geracionais desde então, é o modelo mais luxuoso da Toyota no Japão, sendo utilizado até por chefes de Estado. Já o SUV Century, revelado em 2023, abriu caminho para novos segmentos, chegando inclusive a ganhar uma versão especial de desempenho desenvolvida pela GR.

Toyota Century de 1967, utilizado por diversos membros do governo japonês
Toyota Century de 1967, utilizado por diversos membros do governo japonês Foto: Toyota Century/Divulgação

Apesar de a atual geração já oferecer recursos sofisticados como portas traseiras deslizantes e cabine com apenas quatro lugares voltada ao máximo conforto, a Toyota tem mostrado disposição em explorar esses projetos mais ousados. Os próximos passos da Century devem ser revelados em breve.