A Toyota comentou sobre o futuro da submarca Century após divulgar um teaser misterioso que será revelado em 13 de outubro, antes do Japan Mobility Show 2024. A ação levantou a possibilidade de que a Century, até então limitada a sedans e SUVs de alto luxo na Ásia, possa se tornar uma marca global e independente, semelhante ao que aconteceu com a Lexus.
O detalhe que mais chamou atenção foi a forma como a logo da Century apareceu com o mesmo destaque que Toyota, Lexus, Gazoo Racing e Daihatsu no material oficial. O presidente Akio Toyoda reforçou a importância da divisão ao afirmar que o “Century pertence ao centro”, sinalizando que a marca pode ganhar mais autonomia.
Nas redes sociais japonesas, especulações apontam que novos formatos devem ampliar o portfólio. Entre os mais comentados estão um coupé de duas portas e uma minivan de alto luxo que teriam como principal missão, competir diretamente com modelos de referência da Rolls-Royce e superar a Lexus.
O sedan Century original, lançado em 1967 e com apenas duas mudanças geracionais desde então, é o modelo mais luxuoso da Toyota no Japão, sendo utilizado até por chefes de Estado. Já o SUV Century, revelado em 2023, abriu caminho para novos segmentos, chegando inclusive a ganhar uma versão especial de desempenho desenvolvida pela GR.
Apesar de a atual geração já oferecer recursos sofisticados como portas traseiras deslizantes e cabine com apenas quatro lugares voltada ao máximo conforto, a Toyota tem mostrado disposição em explorar esses projetos mais ousados. Os próximos passos da Century devem ser revelados em breve.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion