Durante o evento de comemoração dos 10 anos de produção da Jeep no Brasil, a marca estadunidense também anunciou que a partir do próximo ano sua gama produzida localmente contará com quatro modelos, sendo o Avenger como nova adição.
Apresentado em 2022 na Europa, o modelo chegou a ser cogitado como substituto do Renegade para o mercado nacional, mas após a confirmação de uma nova geração do Renegade nos Estados Unidos, e supostas reprovações em clínicas, a marca entendeu que há espaço para os dois produtos no portfólio.
Como é o Jeep Avenger?
Produzido a partir da plataforma modular CMP, o Avenger é menor e possivelmente mais barato que o Renegade.
Na Europa, o modelo mede 4,08 metros de comprimento, sendo 2,56 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,52 m de altura. Em termos de dimensões, ele é próximo ao 4,09 m de Fiat Pulse e aos cerca de 4 metros do Volkswagen Tera.
Pessoalmente, a impressão é de um carro bem baixo e totalmente urbano, ao contrário do Renegade, que apresenta uma posição de dirigir mais elevada e uma cabine mais alta, tendo mais uma aparência de SUV raiz, enquanto o Avenger é mais um crossover.
O principal destaque visual são as sete fendas da Jeep na grade dianteira e o farol em LED, com luzes diurnas na parte superior. Os balanços são bem pequenos e os arcos de roda são bem pronunciados. Na lateral, o destaque é para a maçaneta da porta traseira próxima ao vidro.
Na traseira, o desenho lembra bastante o do Renegade, com a parte plástica do para-choque bem elevada e as lanternas sendo muito semelhante às do Renegade atual.
Internamente, o visual é bem diferenciado. Com multimídia e painel de instrumentos de 10,25 polegadas cada. As teclas de comando para algumas funções são no estilo tecla de piano, assim como os modelos da Peugeot. Na Europa, o acabamento interno conta com as mesmas cores da carroceria.
Debaixo do capô, o Avenger conta com motorização híbrida leve ou 100% elétrica. O primeiro conjunto é 1.2 THP de 100 cv de potência, podendo ser equipado com transmissão de dupla embreagem (e-DCT) ou manual, ambas com seis marchas. A opção elétrica entrega 156 cv de potência e pode rodar 400 km sem recarregar, segundo as medidas do padrão europeu WLTP.
No Brasil, a motorização deverá ser a T200 híbrida-leve, que atualmente equipa Fiat Pulse e Fastback, mas chegará também aos modelos da Peugeot (208 e 2008). A versão elétrica ainda é uma incógnita, bem como a planta onde o Avenger será fabricado.
Durante o anúncio da produção do carro, executivos da marca evitaram responder qualquer pergunta sobre o local escolhido para fabricar o novo SUV. Goiana, o local escolhido para o anúncio, opera em capacidade máxima com Jeep Compass, Commander e Renegade, além das picapes Fiat Toro e Ram Rampage.
Betim (MG), atualmente produz Strada, Mobi, Argo, Pulse e Fastback. Nenhum dos carros citados acima possui alguma semelhança com o Avenger. A única fabrica da Stellantis que produz a plataforma CMP (originalmente desenvolvida por Peugeot e Citroën), é justamente a planta localizada em Porto Real (RJ), que é encarregada de fabricar C3, Aircross e Basalt, os modelos nacionais de menor volume da Stellantis por aqui.
É bem possível que o Jeep Avenger conquiste o posto de primeiro carro eletrificado produzido no Rio de Janeiro. Ainda não sabemos quais alterações o modelo sul-americano terá em relação ao europeu.
Sites afirmam que durante as primeiras clínicas do Avenger – quando ele era cogitado para substituir o Renegade -, consumidores se queixavam do espaço interno e da qualidade dos materiais. Apesar do feedback negativo, em um contexto onde ele será mais barato que o Renegade, é natural esperar um carro menor e com materiais mais simples.
Por porte, é possível que os principais rivais do Jeep Avenger sejam o Fiat Fastback, Volkswagen Tera e até mesmo o Peugeot 2008, mas os verdadeiros rivais só poderão ser percebidos quando o preço de mercado do modelo for revelado. Será que a Jeep irá se tornar uma marca mais acessível, ou manterá o aspecto aspiracional? Só o tempo irá dizer.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!