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Novo sucesso?

Jeep Avenger: SUV menor que Renegade chega ao Brasil em 2026

Fabricante confirmou lançamento do novo SUV no mercado nacional a partir do próximo ano

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Jeep Avenger
Jeep Avenger Foto: Divulgação

Durante o evento de comemoração dos 10 anos de produção da Jeep no Brasil, a marca estadunidense também anunciou que a partir do próximo ano sua gama produzida localmente contará com quatro modelos, sendo o Avenger como nova adição.

Apresentado em 2022 na Europa, o modelo chegou a ser cogitado como substituto do Renegade para o mercado nacional, mas após a confirmação de uma nova geração do Renegade nos Estados Unidos, e supostas reprovações em clínicas, a marca entendeu que há espaço para os dois produtos no portfólio.

Como é o Jeep Avenger?

Produzido a partir da plataforma modular CMP, o Avenger é menor e possivelmente mais barato que o Renegade.

Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é mais compacto
Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é mais compacto Foto: Divulgação

Na Europa, o modelo mede 4,08 metros de comprimento, sendo 2,56 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,52 m de altura. Em termos de dimensões, ele é próximo ao 4,09 m de Fiat Pulse e aos cerca de 4 metros do Volkswagen Tera

Pessoalmente, a impressão é de um carro bem baixo e totalmente urbano, ao contrário do Renegade, que apresenta uma posição de dirigir mais elevada e uma cabine mais alta, tendo mais uma aparência de SUV raiz, enquanto o Avenger é mais um crossover.

O principal destaque visual são as sete fendas da Jeep na grade dianteira e o farol em LED, com luzes diurnas na parte superior. Os balanços são bem pequenos e os arcos de roda são bem pronunciados. Na lateral, o destaque é para a maçaneta da porta traseira próxima ao vidro. 

Jeep Avenger apresenta muitas semelhanças visuais com Renegade
Jeep Avenger apresenta muitas semelhanças visuais com Renegade Foto: Divulgação

Na traseira, o desenho lembra bastante o do Renegade, com a parte plástica do para-choque bem elevada e as lanternas sendo muito semelhante às do Renegade atual.

Internamente, o visual é bem diferenciado. Com multimídia e painel de instrumentos de 10,25 polegadas cada. As teclas de comando para algumas funções são no estilo tecla de piano, assim como os modelos da Peugeot. Na Europa, o acabamento interno conta com as mesmas cores da carroceria. 

Debaixo do capô, o Avenger conta com motorização híbrida leve ou 100% elétrica. O primeiro conjunto é 1.2 THP de 100 cv de potência, podendo ser equipado com transmissão de dupla embreagem (e-DCT) ou manual, ambas com seis marchas. A opção elétrica entrega 156 cv de potência e pode rodar 400 km sem recarregar, segundo as medidas do padrão europeu WLTP.

Interior do Jeep Avenger
Interior do Jeep Avenger na versão elétrica. Opção manual traz manopla no lugar de porta-objetos Foto: Divulgação

No Brasil, a motorização deverá ser a T200 híbrida-leve, que atualmente equipa Fiat Pulse e Fastback, mas chegará também aos modelos da Peugeot (208 e 2008). A versão elétrica ainda é uma incógnita, bem como a planta onde o Avenger será fabricado. 

Durante o anúncio da produção do carro, executivos da marca evitaram responder qualquer pergunta sobre o local escolhido para fabricar o novo SUV. Goiana, o local escolhido para o anúncio, opera em capacidade máxima com Jeep Compass, Commander e Renegade, além das picapes Fiat Toro e Ram Rampage.

Espaço traseiro parece apertado
Espaço traseiro parece apertado Foto: Divulgação

Betim (MG), atualmente produz Strada, Mobi, Argo, Pulse e Fastback. Nenhum dos carros citados acima possui alguma semelhança com o Avenger. A única fabrica da Stellantis que produz a plataforma CMP (originalmente desenvolvida por Peugeot e Citroën), é justamente a planta localizada em Porto Real (RJ), que é encarregada de fabricar C3, Aircross e Basalt, os modelos nacionais de menor volume da Stellantis por aqui.

É bem possível que o Jeep Avenger conquiste o posto de primeiro carro eletrificado produzido no Rio de Janeiro. Ainda não sabemos quais alterações o modelo sul-americano terá em relação ao europeu.

Porta-malas tem 320 litros de capacidade
Porta-malas tem 320 litros de capacidade Foto: Divulgação

Sites afirmam que durante as primeiras clínicas do Avenger – quando ele era cogitado para substituir o Renegade -, consumidores se queixavam do espaço interno e da qualidade dos materiais. Apesar do feedback negativo, em um contexto onde ele será mais barato que o Renegade, é natural esperar um carro menor e com materiais mais simples.

Jeep passará a ter quatro modelos nacionais a partir de 2026
Jeep passará a ter quatro modelos nacionais a partir de 2026 Foto: Divulgação

Por porte, é possível que os principais rivais do Jeep Avenger sejam o Fiat Fastback, Volkswagen Tera e até mesmo o Peugeot 2008, mas os verdadeiros rivais só poderão ser percebidos quando o preço de mercado do modelo for revelado. Será que a Jeep irá se tornar uma marca mais acessível, ou manterá o aspecto aspiracional? Só o tempo irá dizer.