A Toyota, maior montadora de carros do planeta, está planejando comprar a Neta Auto. A informação foi publicada pelo site "Kuai Technology" nesta segunda-feira (12). Segundo a matéria, a ideia da fabricante japonesa é se fortalecer no mercado de carros 100% elétricos e híbridos na China. Ao mesmo tempo, a marca chinesa vive uma grave crise financeira.
A Neta vende apenas veículos eletrificados e pertence ao grupo Hozon New Energy Automobile, uma empresa chinesa fundada em 2014 e especializada no fornecimento de tecnologia para o setor automotivo. Apesar do futuro promissor, a marca chinesa vem passando por momentos complicados desde meados de 2024.
Em março deste ano, a imprensa chinesa informou que a Neta está com risco de falência após sofrer uma queda de 98% nas vendas e demitir funcionários. Em meio a este cenário, a venda da marca para Toyota pode ser a salvação, avalia o site "Kuai Technology".
Neta no Brasil
A Neta desembarcou no Brasil em novembro do ano passado. Mesmo com a crise, a marca garantiu, em março, que deixar o país não está nos planos. "Admitimos o período de reformas da matriz da Neta e ajustes organizacionais importantes, mas a empresa estava sempre pensando nas possíveis soluções para essas questões", disse o CEO Fang Yunzhou, em março deste ano.
"Estamos próximos de anunciar que a Neta conta com novos investimentos e está no caminho da recuperação passo a passo. A Neta continuará no mercado brasileiro", acrescentou o executivo da marca chinesa.
Apesar de esperar crescer no Brasil, os resultados iniciais são decepcionantes. Entre janeiro e abril de 2025, a Neta vendeu apenas 42 unidades de seus carros no país, segundo dados levantados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Os modelos à venda no país
Atualmente, a Neta tem apenas dois SUVs elétricos como carros à venda no Brasil: o compacto Aya e o médio X. O AYA é um utilitário esportivo de entrada e possui duas versões: Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900) - ambas com 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre eixos. Nas duas variantes, o modelo vem com motor elétrico de 70 kW, entregando 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Com este conjunto, o carro vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega com autonomia de 263 km.
Já o Neta X possui três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Maior que o modelo de entrada, o SUV tem 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos. Fora as dimensões, o X é mais potente, sendo equipado com um motor de 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O veículo chega a 100 km/h em 9,5 segundos e ainda possui uma importante autonomia de até 317 km.