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Vale a pena?

Citroën C3 You com motor turbo é muito divertido... e caro

Turbo mais barato do Brasil traz motor já consolidado para tentar alavancar as vendas do C3; vale quase 30 mil a mais que a versão de entrada?

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Hatch ganhou versão You! recentemente
Hatch ganhou versão You! recentemente Foto: Citroën/Divulgação

A receita não é nova: Carro leve com motor potente de um modelo mais caro da gama. Essa fórmula costuma trazer boas combinações no setor automotivo. Apesar de não ter pretensões esportivas, a versão You do Citroën C3 chega trazendo motor 1.0 turbo, ostentando o título de carro turbo mais barato do Brasil, essa opção substitui as variantes com motor 1.6 16v aspirado e câmbio automático.

Visualmente, o C3 You se diferencia das demais versões do hatch compacto graças aos emblemas “You!” abaixo do retrovisor, adesivo azul na coluna C, teto na cor preta e detalhes na cor azul no para-choque dianteiro, ao redor dos faróis de neblina.

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! conta com detalhes visuais exclusivos, mas nada muito elaborado Foto: Luiz Forelli/Vrum

Internamente, o C3 You não justifica os R$ 100.990 cobrados  por essa versão topo de linha. É bem verdade que a Citroën comercializa o modelo por R$ 96.990, 4 mil reais de desconto que ainda assim, fazem o modelo ser bem caro.

Simplicidade atrapalha

Citroën C3 You!
Interior simples é mantido na versão topo de linha; Basalt e Aircross são melhores nesse quesito Foto: Luiz Forelli/Vrum

Há momentos na vida em que fazer o simples é tudo o que precisa ser feito. No C3, especialmente na versão You, a Citroën levou essa ideia ao pé da letra e exagerou na simplicidade da cabine do modelo. 

Há pontos positivos como a central multimídia de 10,1 polegadas, já tradicional de carros da Peugeot e Citroën e o espaço para quem viaja nos bancos traseiros, que é bem amplo. A posição de dirigir também merece destaque e não causa estranheza. 

O C3 foi o primeiro lançamento do projeto C-Cubed e paga um preço alto por isso. O modelo traz apenas dois airbags, mesmo nessa versão topo de linha, e o painel de instrumentos é extremamente simples. A cabine tem plásticos em excesso, mas os encaixes parecem razoáveis. 

Durante a semana de testes, o C3 apresentou dificuldades com a tampa do porta-malas, por exemplo. Para fechá-la em apenas uma tentativa, era necessário aplicar uma força acima do normal.  Os bancos apresentam revestimento em material sintético, e podem causar certo desconforto aos passageiros, principalmente com a espuma nova, que é bem rígida. 

Citroën C3 You!
Painel de instrumentos tem somente o necessário Foto: Luiz Forelli/Vrum

Quem quiser mais itens de conforto como painel de instrumentos e ar-condicionado digitais deverá optar por Aircross e Basalt, que dividem plataforma e motor com o C3 You, e oferecem mais. Na Índia, por exemplo, os dois modelos citados acima oferecem já faróis em LED, um equipamento bem distante do C3 brasileiro.

O visual quadradão do C3 pode afastar muitos compradores do modelo, mas a verdade é que proporciona um bom espaço para a cabeça de todos os passageiros, mas influencia também no comportamento dinâmico do carro.

Motor é o ponto alto

Citroën C3 You!
C3 You usa tem motor T200 de 130cv e 20,4kgfm de torque, compartilhado com outros modelos da Citroën, Fiat e Peugeot Foto: Luiz Forelli/Vrum

O motor 1.0 turbo é a grande estrela do C3 You, e confesso que foi o motivo que me fez pegar o hatchback compacto para avaliação. O tricilindrico disponibiliza 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, enquanto o torque é sempre de 20,4 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT de sete marchas simuladas.

Como anda o C3 turbo?

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! oferece faróis halógenos tradicionais Foto: Luiz Forelli/Vrum

Apesar de ser o carro turbo mais rápido do país, indo de zero aos 100 km/h em 8,4 segundos, o C3 You passa longe de ter pretensões esportivas. Os 130 cv e 20,4 kgfm de torque não decepcionam e fazem do hatchback um carro extremamente rápido e ágil no dia a dia. Ouvir o leve assobio da turbina em reduções de velocidades é para ouvidos treinados.

É nesse ponto, inclusive, que o C3 You se mostra melhor que uma unidade do Aircross que testei em outra oportunidade. O modelo maior apresentava um elevado nível de ruído na cabine quando a ventoinha do motor era acionada, e era possível ouvir o turbocompressor trabalhar mais vezes (esse ruído não é um incômodo, claro). 

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! Foto: Luiz Forelli/Vrum

O modo Sport, acionado do lado esquerdo do painel, deixa o comportamento do carro mais interessante e melhora a resposta do acelerador do C3. Uma vez que se acostuma com o desempenho com essa tecla ativa, é difícil voltar.

O isolamento acústico do C3 You merece elogios à Citroën, já que claramente existiu um trabalho neste sentido. Entretanto, externamente, o motor continua bem ruidoso . Ouça o carro funcionar, especialmente até a ventoinha ser acionada, e entenda do que o isolamento acústico te protege.

A suspensão do C3 é calibrada para proporcionar conforto para seus ocupantes e consegue transmitir muita suavidade aos ocupantes, mesmo em situações onde o asfalto não é muito regular. Obstáculos como lombadas não são problemas para o C3, mesmo se ultrapassados com uma velocidade mais elevada, mérito dos 180 mm de altura em relação ao solo.

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! Foto: Luiz Forelli/Vrum

Esse ajuste focado no conforto mostra seu preço na condução na estrada, principalmente em uma situação mais sinuosa e caso o motorista abuse dos limites do pequeno francês. A suspensão faz com que a carroceria apresente bastante rolagem, e os bancos não ajudam na sensação de segurança, afinal, não possuem ajustes laterais para segurar o corpo.

Usabilidade

Citroën C3 You!
Comandos de vidros traseiros incomodam bastante Foto: Luiz Forelli/Vrum

A direção com assistência elétrica é bem macia, aliada das pequenas dimensões do C3 e câmera de ré, fazem com que manobrar o hatchback seja fácil. Em termos de dinâmica ela não é a mais responsiva do mundo, mas novamente, quem compra esse carro não se importa muito com isso, embora não fique devendo aos concorrentes.

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! Foto: Luiz Forelli/Vrum

A multimídia cumpre bem o seu papel e traz comandos fáceis de usar, respostas rápidas e conexão rápida com Android Auto. Há uma porta USB-A no console central para recarregar celular e duas USB-C para os ocupantes traseiros.  Assim como os demais carros derivados desse projeto, os comandos do vidros elétricos traseiros, posicionados entre os bancos dianteiros causa muita confusão, especialmente caso o motorista precise operá-los.

Não espere auxílios de condução. O modelo oferece apenas assistente de partida em rampa.

Qual o consumo do C3 You?

Segundo o Inmetro, o C3 You registra médias de consumo de 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Na gasolina, as médias são de 11 km/l e 12,8 km/l. 

Em nosso teste, foi usado somente o etanol. Na cidade, a média não ficou diferente dos 7,8 km/l aferidos pelo Inmetro, variando entre 7,8 e 7. É importante ressaltar que uma semana é pouco tempo, e parte do percurso urbano foi usando o modo Sport e testando o desempenho do motor 1.0 turbo.

Na estrada, a situação foi diferente. Conduzindo no limite das vias, consegui médias de 12 km/l com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado. 

Citroën C3 You vale a pena?

O C3 You é um carro bem divertido graças ao 0-100 veloz. O bom ajuste de suspensão também é interessante e fazem do hatchback francês ser um carro bem agradável no uso. Entretanto, o preço elevado faz o modelo não ser um negócio muito interessante, somente se o cliente estiver buscando um hatchback com motor turbo abaixo dos R$ 100 mil.

Pelos mesmos R$ 96.990 é possível levar para casa a versão intermediária (Feel Turbo) do Basalt, também equipado com motor 1.0 turbo oferecido pelo C3 You. O Basalt traz design cupê, o que pode atrapalhar passageiros mais altos no banco traseiro, mas compensa isso com um porta-malas maior. No Basalt são de 490 litros, 175 litros a mais que os 315 do C3.

Além de mais espaço, o Basalt Feel Turbo oferece airbags laterais dianteiros e painel de instrumentos digital de 7 polegadas.

Ficha técnica Citroën C3 You!


Motor: 999 cm3, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, turbo, injeção direta, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm

Câmbio: automático CVT de 7 velocidades, tração dianteira

Direção: assistência elétrica, diâmetro de giro de 10,8 metros

Suspensão: independente McPherson com barra estabilizadora dianteira; dependente do tipo eixo de torção na traseira

Freios: disco ventilado na dianteira; tambor na traseira

Pneus: 195/65 R15

Peso: 1.115 kg

Dimensões: comprimento: 3.981 mm; largura: 1.734 mm (sem espelhos) e 2.019 mm (com espelhos); 1.605 mm; entre-eixos: 2.540 mm

Capacidade de carga: 400 kg

Volume do porta-malas: 315 litros

Tanque de combustível: 47 litros

0-100 (divulgado): 8,4 segundos (Etanol) e 8,5 s (gasolina)