A receita não é nova: Carro leve com motor potente de um modelo mais caro da gama. Essa fórmula costuma trazer boas combinações no setor automotivo. Apesar de não ter pretensões esportivas, a versão You do Citroën C3 chega trazendo motor 1.0 turbo, ostentando o título de carro turbo mais barato do Brasil, essa opção substitui as variantes com motor 1.6 16v aspirado e câmbio automático.
Visualmente, o C3 You se diferencia das demais versões do hatch compacto graças aos emblemas “You!” abaixo do retrovisor, adesivo azul na coluna C, teto na cor preta e detalhes na cor azul no para-choque dianteiro, ao redor dos faróis de neblina.
Internamente, o C3 You não justifica os R$ 100.990 cobrados por essa versão topo de linha. É bem verdade que a Citroën comercializa o modelo por R$ 96.990, 4 mil reais de desconto que ainda assim, fazem o modelo ser bem caro.
Simplicidade atrapalha
Há momentos na vida em que fazer o simples é tudo o que precisa ser feito. No C3, especialmente na versão You, a Citroën levou essa ideia ao pé da letra e exagerou na simplicidade da cabine do modelo.
Há pontos positivos como a central multimídia de 10,1 polegadas, já tradicional de carros da Peugeot e Citroën e o espaço para quem viaja nos bancos traseiros, que é bem amplo. A posição de dirigir também merece destaque e não causa estranheza.
O C3 foi o primeiro lançamento do projeto C-Cubed e paga um preço alto por isso. O modelo traz apenas dois airbags, mesmo nessa versão topo de linha, e o painel de instrumentos é extremamente simples. A cabine tem plásticos em excesso, mas os encaixes parecem razoáveis.
Durante a semana de testes, o C3 apresentou dificuldades com a tampa do porta-malas, por exemplo. Para fechá-la em apenas uma tentativa, era necessário aplicar uma força acima do normal. Os bancos apresentam revestimento em material sintético, e podem causar certo desconforto aos passageiros, principalmente com a espuma nova, que é bem rígida.
Quem quiser mais itens de conforto como painel de instrumentos e ar-condicionado digitais deverá optar por Aircross e Basalt, que dividem plataforma e motor com o C3 You, e oferecem mais. Na Índia, por exemplo, os dois modelos citados acima oferecem já faróis em LED, um equipamento bem distante do C3 brasileiro.
O visual quadradão do C3 pode afastar muitos compradores do modelo, mas a verdade é que proporciona um bom espaço para a cabeça de todos os passageiros, mas influencia também no comportamento dinâmico do carro.
Motor é o ponto alto
O motor 1.0 turbo é a grande estrela do C3 You, e confesso que foi o motivo que me fez pegar o hatchback compacto para avaliação. O tricilindrico disponibiliza 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, enquanto o torque é sempre de 20,4 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT de sete marchas simuladas.
Como anda o C3 turbo?
Apesar de ser o carro turbo mais rápido do país, indo de zero aos 100 km/h em 8,4 segundos, o C3 You passa longe de ter pretensões esportivas. Os 130 cv e 20,4 kgfm de torque não decepcionam e fazem do hatchback um carro extremamente rápido e ágil no dia a dia. Ouvir o leve assobio da turbina em reduções de velocidades é para ouvidos treinados.
É nesse ponto, inclusive, que o C3 You se mostra melhor que uma unidade do Aircross que testei em outra oportunidade. O modelo maior apresentava um elevado nível de ruído na cabine quando a ventoinha do motor era acionada, e era possível ouvir o turbocompressor trabalhar mais vezes (esse ruído não é um incômodo, claro).
O modo Sport, acionado do lado esquerdo do painel, deixa o comportamento do carro mais interessante e melhora a resposta do acelerador do C3. Uma vez que se acostuma com o desempenho com essa tecla ativa, é difícil voltar.
O isolamento acústico do C3 You merece elogios à Citroën, já que claramente existiu um trabalho neste sentido. Entretanto, externamente, o motor continua bem ruidoso . Ouça o carro funcionar, especialmente até a ventoinha ser acionada, e entenda do que o isolamento acústico te protege.
A suspensão do C3 é calibrada para proporcionar conforto para seus ocupantes e consegue transmitir muita suavidade aos ocupantes, mesmo em situações onde o asfalto não é muito regular. Obstáculos como lombadas não são problemas para o C3, mesmo se ultrapassados com uma velocidade mais elevada, mérito dos 180 mm de altura em relação ao solo.
Esse ajuste focado no conforto mostra seu preço na condução na estrada, principalmente em uma situação mais sinuosa e caso o motorista abuse dos limites do pequeno francês. A suspensão faz com que a carroceria apresente bastante rolagem, e os bancos não ajudam na sensação de segurança, afinal, não possuem ajustes laterais para segurar o corpo.
Usabilidade
A direção com assistência elétrica é bem macia, aliada das pequenas dimensões do C3 e câmera de ré, fazem com que manobrar o hatchback seja fácil. Em termos de dinâmica ela não é a mais responsiva do mundo, mas novamente, quem compra esse carro não se importa muito com isso, embora não fique devendo aos concorrentes.
A multimídia cumpre bem o seu papel e traz comandos fáceis de usar, respostas rápidas e conexão rápida com Android Auto. Há uma porta USB-A no console central para recarregar celular e duas USB-C para os ocupantes traseiros. Assim como os demais carros derivados desse projeto, os comandos do vidros elétricos traseiros, posicionados entre os bancos dianteiros causa muita confusão, especialmente caso o motorista precise operá-los.
Não espere auxílios de condução. O modelo oferece apenas assistente de partida em rampa.
Qual o consumo do C3 You?
Segundo o Inmetro, o C3 You registra médias de consumo de 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Na gasolina, as médias são de 11 km/l e 12,8 km/l.
Em nosso teste, foi usado somente o etanol. Na cidade, a média não ficou diferente dos 7,8 km/l aferidos pelo Inmetro, variando entre 7,8 e 7. É importante ressaltar que uma semana é pouco tempo, e parte do percurso urbano foi usando o modo Sport e testando o desempenho do motor 1.0 turbo.
Na estrada, a situação foi diferente. Conduzindo no limite das vias, consegui médias de 12 km/l com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado.
Citroën C3 You vale a pena?
O C3 You é um carro bem divertido graças ao 0-100 veloz. O bom ajuste de suspensão também é interessante e fazem do hatchback francês ser um carro bem agradável no uso. Entretanto, o preço elevado faz o modelo não ser um negócio muito interessante, somente se o cliente estiver buscando um hatchback com motor turbo abaixo dos R$ 100 mil.
Pelos mesmos R$ 96.990 é possível levar para casa a versão intermediária (Feel Turbo) do Basalt, também equipado com motor 1.0 turbo oferecido pelo C3 You. O Basalt traz design cupê, o que pode atrapalhar passageiros mais altos no banco traseiro, mas compensa isso com um porta-malas maior. No Basalt são de 490 litros, 175 litros a mais que os 315 do C3.
Além de mais espaço, o Basalt Feel Turbo oferece airbags laterais dianteiros e painel de instrumentos digital de 7 polegadas.
Ficha técnica Citroën C3 You!
Motor: 999 cm3, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, turbo, injeção direta, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm
Câmbio: automático CVT de 7 velocidades, tração dianteira
Direção: assistência elétrica, diâmetro de giro de 10,8 metros
Suspensão: independente McPherson com barra estabilizadora dianteira; dependente do tipo eixo de torção na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira; tambor na traseira
Pneus: 195/65 R15
Peso: 1.115 kg
Dimensões: comprimento: 3.981 mm; largura: 1.734 mm (sem espelhos) e 2.019 mm (com espelhos); 1.605 mm; entre-eixos: 2.540 mm
Capacidade de carga: 400 kg
Volume do porta-malas: 315 litros
Tanque de combustível: 47 litros
0-100 (divulgado): 8,4 segundos (Etanol) e 8,5 s (gasolina)
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