Sensores do tipo LiDar não são novidades no mundo automotivo, mas com o crescimento das tecnologias autônomas nos veículos modernos, esses equipamentos estão cada vez mais presentes. O novo Volvo EX90 é equipado com essa tecnologia, que está destruindo câmeras nos Estados Unidos.
Segundo o portal The Drive, o sensor instalado no Volvo EX90 emite diversos fachos infravermelhos de alta potência. Originalmente, esse sensor determina a distância do veículo para os obstáculos ao redor, baseado no tempo em que a luz infravermelha leva para ir até o objeto e ser refletida de volta ao sensor.
Entretanto, jamais aponte câmeras diretamente para este sensor, já que alguns usuários estão reportando problemas com suas câmeras após filmarem a peça, com pequenos pixels aparecendo na câmera.
Esse fenômeno se trata da queima dos pixels do sensor de imagem do smartphone ou câmera, ocasionados após o contato com a luz infravermelha.
O vídeo apresentado pelo usuário Jeguetelli no Reddit, mostra o sensor queimando os pixels da câmera do smartphone, passando a apresentar diversos pontos coloridos na câmera. Curiosamente, após o usuário diminuir o zoom da câmera, as marcas de sensores queimados desaparecem.
Never film the new Ex90 because you will break your cell camera.Lidar lasers burn your camera.
byu/Jeguetelli inVolvo
Esse último fenômeno pode ser explicado pela configuração multi-câmera dos celulares modernos, onde cada câmera possui uma função exclusiva, portanto, se os sensores LiDar queimarem apenas as lentes de zoom, o prejuízo será menor para os usuários.
Isso também pode explicar o fato de outras câmeras, como as de ré, retrovisores, ou 360º, para ficar somente no segmento automotivo, não apresentarem problemas após ficarem próximos de carros com esse tipo de equipamento.
Volvo já havia alertado sobre problemas
Esse problema não é específico do Volvo EX90, mas sim do tipo desse sensor e do resultado da luz infravermelha com as câmeras dos celulares. A fabricante sueca já havia recomendado aos jornalistas, criadores de conteúdo e proprietários para não apontarem câmeras para a peça diretamente.
Segundo a Volvo dos Estados Unidos, fotos realizadas à distância não apresentam riscos às câmeras dos celulares. Para quem precisa criar conteúdo, a marca afirmou que há filtros específicos ou capas protetoras para evitar esse problema.
Mais veículos terão a tecnologia
Como mencionado anteriormente, o sensor LiDar é usado para fazer o carro entender as distâncias para os demais veículos e obstáculos ao redor. Com cada vez mais fabricantes buscando apresentar carros com nível de direção autônoma superior, esse equipamento estará cada vez mais presente.
Apesar da tecnologia ser benéfica e eficiente, os fabricantes e os órgãos reguladores precisam se certificar que esses sensores não apresentam efeitos contrários à visão humana e também à segurança rodoviária.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!