Desde que chegou ao Brasil, em 2016, a Fiat Toro é a rainha das picapes compactas/médias. Com quase 500 mil unidades vendidas até 2024, ela deixa concorrentes como a Chevrolet Montana bem atrás, mesmo sem grandes evoluções no visual. A única reestilização veio em 2021, quando ganhou o motor 1.3 turbo flex e um leve tapa na cara. Mas, líder ou não, a Toro está pronta para mudar. Neste ano, a picape vai estrear um facelift mais profundo, tecnologias modernas e, pela primeira vez, um sistema híbrido leve de 48V.
Imagens vazadas pelo perfil @fca_fan_brazi no Instagram revelam uma grade frontal nova, mais robusta, com barras verticais cromadas que lembram o estilo da Maserati. É um salto em relação a grade atual, que já é imponente. Os faróis também mudam, mantendo o formato bipartido, mas com luzes diurnas de LED em pixel, no estilo do novo Fiat Argo 2026. O para-choque frontal também deve ter pequenas mudanças, e as rodas serão redesenhadas.
Na traseira, as mudanças são mais sutis, mas não menos importantes. O para-choque traseiro e as lanternas devem ganhar um novo desenho de LEDs, e sim, continuará com a tampa bipartida da caçamba, que é a marca registrada da Toro.
Todavia, a grande novidade de fato da Toro 2026 fica para a motorização híbrida leve de 48V, uma novidade na linha da Fiat no Brasil. Diferente do Pulse e do Fastback, que usam um sistema micro-híbrido de 12V, a Toro vai ter uma bateria um pouco maior.
Não é um híbrido que move o carro por pequenas distâncias no elétrico, como um Toyota Corolla Cross. O sistema da Toro é um MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), que combina o motor 1.3 turbo flex T270 com dois pequenos motores elétricos alimentados por uma bateria de 48V.
Como funciona?
Um dos motores elétricos substitui o alternador, ajudando a gerar energia para as funções do carro, como a central multimídia e o ar-condicionado. O outro fica ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem E-DCT, que é novidade na Toro. Esse sistema dá um empurrãozinho no motor a combustão, especialmente em arrancadas e retomadas, reduzindo o esforço do 1.3 turbo.
O objetivo é diminuir o consumo de combustível, principalmente no anda e para das cidades, e emissões mais baixas, atendendo às regras do Proconve L8. A potência segue na casa dos 176 cv, com torque de 27,5 kgfm, e o câmbio E-DCT deve ter trocas mais rápidas que o automático de seis marchas atual.
Além do visual e da mecânica, a Toro 2026 vai trazer maior comodidade para o motorista, segundo a Autos Segredos. A principal novidade é o freio de estacionamento eletrônico, aposentando a alavanca manual que ainda equipa a picape. O interior terá ainda um novo revestimento, console mais alto (inspirado na Ram Rampage) e saída de ar pros bancos traseiros.
A central multimídia de 10,1 polegadas, já presente nas versões mais caras, deve ganhar novos grafismos, assim como o painel de instrumentos para mostrar o nível e ação da bateria.A gama de versões deve manter as opções flex e diesel.
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