Ricardo de Almeida Cardoso Freitas, mais conhecido como ACF, é mecânico e preparador automotivo de São Paulo, dono da ACF Performance, oficina de preparação e customização automotiva. Recentemente, ACF apresentou seu principal projeto do ano, sair de São Paulo e chegar a Las Vegas (EUA) em sua Chevrolet Caravan modificada, para um evento automotivo que ocorrerá na cidade americana.
A ACF Performance nasceu em 2012, e já em 2014 e Ricardo iniciou os trabalhos com calibração em modelos da Subaru e Mitsubishi. Pouco tempo depois, passou a trabalhar com BMW e outras marcas de peso. A oficina montou uma sede própria em 2020 com espaço e ferramentas para projetos grandes, além de oferecer cursos e workshops para entusiastas que também querem aprender a mexer em motores.
O projeto mais recente de ACF é uma Chevrolet Caravan 1979 inteiramente refeita. Por fora ela segue mantendo estilo original, mas por dentro ganhou motor K24 de Honda Accord, que recebeu preparação para ultrapassar 1.000 cv de potência. A força é transferida para as rodas por conta do câmbio ZF8 retirado de um BMW.
A ideia do mecânico é levar a Karavan (como foi apelidada por conta do motor K24), para o SEMA Show, que ocorre anualmente em Las Vegas. Trata-se do maior evento de customização automotiva do mundo. Ricardo partiu de São Paulo, acompanhado de um comboio de mais de 50 carros de fãs.
Sobre tecnologia, ACF equipou o interior com um painel digital FT700 Plus, que exibe informações de desempenho em tempo real, além de incorporar o sistema Starlink, garantindo conexão via satélite mesmo em regiões remotas. Isso permite que as lives do mecânico possam ser feitas, independente da onde estiverem.
Juntamente com a Karavan, está indo uma Toyota Hilux modificada, como veículo de suporte, tanto técnico quanto logístico. A picape recebeu suspensão elevada, pneus para off-road e um reboque, que pode ser utilizado tanto para levar peças para a Caravan, quanto para transportá-la em terrenos difíceis.
A viagem se iniciou no dia 4 de outubro (sábado), e tem como objetivo chegar em Las Vegas no dia 4 de novembro (terça-feira). Até o momento, o trajeto já passou por Joinville, Porto Alegre e cruzou a fronteira com o Uruguai, atualmente o mecânico já está em solo Argentino.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion