A Subaru anunciou, no início desta semana, que encerrou a produção do Legacy em sua fábrica localizada na cidade de Lafayette, em Indiana, nos Estados Unidos. O modelo foi o primeiro da marca japonesa a ser produzido em território norte-americano e sai de linha após 35 anos.
Em mais de três décadas, o Subaru Legacy passou por sete gerações, com aproximadamente 1,4 milhão de unidades produzidas. Segundo dados oficiais da fabricante, deste montante, foram 1.056.056 sedãs e 342.938 peruas.
Apesar da importância do Legacy na história automotiva dos EUA, a Subaru viu as vendas do modelo despencarem com a ascensão dos SUVs. Em 2024, por exemplo, apenas 19.951 exemplares foram emplacados, uma queda de 23% em relação ao ano anterior.
"Este é um momento agridoce para nossa empresa e nossos associados", disse Scott Brand, presidente e diretor de operações da Subaru em Indiana. "Embora um capítulo importante da nossa história tenha chegado ao fim, já estamos virando a página e iniciando uma nova", acrescentou.
A Subaru também vai, até o final de outubro, encerrar a montagem do Outback em Indiana, com a produção da perua redesenhada retornando ao Japão. Assim, a fábrica deverá assumir a produção do Forester e, posteriormente, do novo Forester híbrido.
"Estamos entusiasmados com o que nos aguarda. Trazer a produção do Forester híbrido e movido a gasolina para os EUA proporcionará uma resposta mais rápida do mercado para um dos modelos mais populares da Subaru", acrescentou Brand.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!