A Ferrari apresentou nesta quinta-feira (9), em Maranello, o chassi de seu primeiro carro 100% elétrico, o Elettrica, com lançamento previsto para 2026. O modelo combina potência superior a 1.000 cv e autonomia estimada em 530 km, buscando conciliar desempenho extremo com sustentabilidade.
O desenvolvimento do Elettrica encerra uma fase de 15 anos de pesquisa em híbridos com modelos como LaFerrari, SF90 e 296, consolidando a estratégia multienergética da Ferrari. O modelo não substituirá imediatamente os veículos híbridos ou a combustão, mas será apresentado como complemento da linha atual.
O chassi adota balanços curtos e posição de condução inspirada nas berlinettas de motor central-traseiro, enquanto a estrutura usa 75% de alumínio reciclado, reduzindo em até 6,7 toneladas as emissões de CO? por unidade produzida. A bateria de 122 kWh, integrada ao assoalho, concentra 85% do peso na parte inferior do veículo, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a estabilidade.
O conjunto motriz conta com quatro motores síncronos de ímã permanente, tecnologia derivada da Fórmula 1. O eixo dianteiro entrega 210 kW, podendo desacoplar em cruzeiro para tração traseira, enquanto o eixo traseiro chega a 620 kW, com eficiência de 93% em potência máxima. O Elettrica acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge velocidade máxima de 310 km/h.
A bateria opera em 800 volts, com densidade de 195 Wh/kg nos módulos e acima de 305 Wh/kg nas células. O carro contará com três modos de condução — Range, Tour e Performance — controlados pelo eManettino, enquanto o Manettino regula os sistemas dinâmicos, incluindo um novo modo Dry para uso diário.
A Ferrari prevê apresentar uma prévia do interior no início de 2026, com estreia mundial completa do modelo programada para a primavera europeia de 2026, marcando a entrada da marca no mercado de veículos totalmente elétricos sem abrir mão de seu DNA esportivo.
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