A Porsche está reconsiderando a inclusão de trocas de marchas simuladas em seus carros elétricos. A mudança de posição acontece um ano após a própria marca descartar a tecnologia, quando engenheiros afirmaram que reproduzir um câmbio automático em um EV “tornaria o carro pior”.
Agora, durante a prévia do protótipo do Cayenne EV, a fabricante alemã revelou que desenvolveu um sistema capaz de simular um câmbio de oito marchas, acompanhado de sons autênticos de motor V8 tanto dentro quanto fora do veículo. Segundo Sascha Niesen, gerente de validação da Porsche, o resultado foi tão convincente que ele “não conseguiu diferenciar” da experiência de um carro a combustão com câmbio automático tradicional.
O sistema funciona com borboletas atrás do volante e pode ser ativado ou desativado pelo condutor, o que indica que, caso seja adotado em modelos de produção, será um recurso opcional.
A ideia de simular trocas de marcha em elétricos vem ganhando espaço entre algumas marcas. A Hyundai, por exemplo, já oferece algo semelhante no esportivo elétrico Ioniq 5 N, enquanto outras fabricantes ainda preferem manter a experiência de aceleração contínua característica dos EVs.
Com isso, a Porsche abre espaço para agradar clientes que valorizam o engajamento e o “drama” de um carro esportivo tradicional, mesmo em uma era cada vez mais elétrica. Ainda não há confirmação se o recurso será oferecido em série, mas o protótipo mostra que a fabricante não descarta o caminho
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