x
UAI
Queixas recorrentes!

Volkswagen Nivus: quais as principais reclamações do SUV

O SUV compacto da VW acumula diversas reclamações, entre elas estão problemas na central multimídia e no acabamento

Publicidade
Volkswagen Nivus GTS sem opcional da roda de 18 polegadas
Volkswagen Nivus GTS sem opcional da roda de 18 polegadas Foto: Divulgação/Volkswagen

Lançado como um dos principais SUVs compactos da Volkswagen, o Nivus conquistou seu espaço no mercado, não apenas pelo design moderno, como também pela tecnologia embarcada. No entanto, desde a chegada ao mercado, o modelo também acumula reclamações recorrentes registradas por proprietários no site Reclame Aqui.

Atualmente, o Nivus é vendido em quatro versões (Sense, Comfortline, Highline e GTS) e oferece duas opções de motorização, sendo a 1.0 TSi de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, que equipa as três primeiras configurações. Já na GTS, o motor é o 1.4 TSi, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Mesmo o SUV tendo bons números de vendas, o modelo possui diversas reclamações dos proprietários, não apenas sobre falhas mecânicas, como também problemas na parte elétrica e no acabamento. Abaixo estão algumas das principais reclamações:


Defeitos na central multimídia

Volkwagen Nivus - VW Play
Volkwagen Nivus - VW Play Foto: Divulgação/Volkswagen

Um dos alvos mais constantes de reclamações é a central multimídia VW Play. Donos relatam que a tela trava com frequência, reinicia sozinha e, em alguns casos, chega a ficar totalmente preta ou esverdeada. Há ainda quem reclame que os defeitos aparecem logo nos primeiros meses de uso, dificultando o espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay.

Algumas reclamações são feitas após levar o carro para realizar as manutenções regulares em concessionárias, em que atualizações são feitas na central e quando o proprietário vai usar, elas apresentam defeitos que antes não tinham.

Carregador por indução

Outro item tecnológico que tem gerado insatisfação é o carregador por indução. Proprietários alegam que, mesmo em veículos 0km, o sistema não funciona como prometido, deixando celulares sem carga durante o trajeto, e muitas vezes exibindo uma mensagem de que o carregamento foi interrompido. As queixas mostram que, em muitos casos, o problema se repete mesmo após visitas à assistência técnica.

Ruídos internos e na suspensão

Volkswagen Nivus GTS
A suspensão dianteira do Nivus pode fazer barulhos, independente da quilometragem Foto: Divulgação/Volkswagen

Barulhos também são tema recorrente entre os donos. Muitos apontam estalos e rangidos vindos da suspensão dianteira, mesmo com baixa quilometragem. Além disso, ruídos internos no painel, nas portas e nos acabamentos aparecem em relatos constantes. Por conta disso, alguns motoristas descrevem a sensação de dirigir um carro usado ou mais velho, apesar do veículo ser novo.

Acabamento interno

Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus apresenta acabamento de portas e painel todo em plástico duro Foto: Luiz Forelli/Vrum

Ainda sobre o interior do veículo, até mesmo explicando os diversos ruídos reclamados anteriormente. Uma das principais críticas são pela escolha da marca em utilizar plástico duro para o acabamento das portas e do painel, ocorrendo assim um desgaste prematuro das peças, como por exemplo no volante. Muitas reclamações são feitas por conta da qualidade não condizer com o valor pago no SUV.

Espaço traseiro limitado

Volkswagen Nivus
O espaço traseiro do Nivus é muito criticado Foto: Luiz Forelli/Vrum

O espaço interno também gera insatisfação, sobretudo no banco traseiro. Devido ao teto inclinado e às dimensões mais compactas, passageiros altos relatam desconforto em viagens mais longas. Embora seja um problema de projeto e não um defeito, muitas reclamações citam que o espaço não corresponde às expectativas para um SUV familiar.

Trepidações no câmbio

O câmbio automático também aparece nas queixas. Donos relatam trepidações durante trocas de marcha e demora no engate entre Neutro (N) e Drive (D). Em alguns casos, o veículo chegou a entrar em modo de segurança, limitando a potência. As reclamações destacam que o problema compromete a experiência de condução, especialmente em uso urbano.

Delay no pedal do acelerador

Volkswagen Nivus GTS
O delay no pedal do acelerador incomodava antes da lei de emissões Proconve L8 começar a valer Foto: Divulgação/Volkswagen

Outro ponto relatado com frequência é o atraso na resposta do acelerador. Proprietários descrevem que o carro pode levar de dois a quatro segundos para reagir após o comando, especialmente em retomadas de velocidade ou saídas rápidas no semáforo. Muitos consumidores afirmam que a situação gera sensação de insegurança no dia-a-dia.

Essa situação, hoje em dia, pode ser explicada pelo Proconve L8, a lei de emissões que exige que os motores emitam menos gases tóxicos durante seu uso. Entretanto, a lei começou a valer no começo desse ano, mas alguns modelos 22/23 apresentam esse atraso (que pode chegar a até 4s), que gera insatisfações de alguns donos.